Sudanesas correm risco de vida ao tomar pílulas para engordar

Elas querem se encaixar no padrão de beleza do país. Leia e descubra no que você deve investir para ficar bonita

Imagem de capa - Sudanesas correm risco de vida ao tomar pílulas para engordar

Diminuir a barriga, aumentar os seios. Tira daqui e põe ali. Para se encaixar em um padrão estético ditado pela mídia, muitas mulheres são capazes de verdadeiras loucuras. Mas enquanto a maioria quer emagrecer para se sentir bela e desejada, as mulheres no Sudão, país africano, querem engordar pelo mesmo motivo. Para isso, elas fazem uso de pílulas para ganhar peso e um corpo com mais curvas, que é o padrão de beleza local. Para elas, estar acima do peso é sinônimo de prosperidade e poder, o que aumenta as chances de encontrar um pretendente.

Para isso, usam estimulantes de apetite ou remédios contra alergia que contêm cortisona, um hormônio esteroide. Este último é conhecido por diminuir o metabolismo, aumentar o apetite, causar retenção de líquidos e criar depósitos extras de gordura no abdômen e no rosto. E elas parecem ignorar os problemas que essa prática pode trazer: falência nos rins, problemas cardíacos, no fígado e até levar à morte. Outro item que torna a mulher sudanesa “perfeita” é a pele mais clara e para tê-la muitas usam e abusam de cremes clareadores.

Extremos

Parece que o objetivo da indústria da beleza é fazer com que as pessoas nunca estejam satisfeitas consigo mesmas para levá-las ao extremo. Em um momento o bonito é ser magro; depois, o ideal é estar acima do peso. Tanto um como o outro podem levar à destruição, do corpo e da personalidade. “Na tentativa de se adequarem ao que a mídia dita em relação ao corpo, cabelo, pele, moda e comportamento, acabam perdendo sua essência e tornam-se cópias sem graça. Por isso que há mulheres que, por mais que tenham o corpo perfeito, nunca estão satisfeitas consigo mesmas”, comenta a escritora Cristiane Cardoso. “Não é porque você é bonita que vai conseguir amor, amizades verdadeiras, compreensão. Enquanto você investir só na beleza exterior, continuará frustrada”, acrescenta.

Beleza interior

Não há nada de errado em investir na aparência física, mas esse não deve ser seu foco. Cuide-se, mas foque no seu interior, pois ele, com o tempo, tende a ficar mais agradável. Mas como conquistar um interior belo?

“O primeiro passo é mudar a maneira de olhar para si, enxergar além do que o espelho mostra. Tem algo em nosso interior que faz nosso exterior ser iluminado, para os outros e para você mesma. Sua beleza tem que fazer a diferença, fazer você ser valorizada pelo que é e não pelo que aparenta”, explica a escritora.

Cristiane Cardoso também ensina que a presença do Deus tem tudo a ver com o investimento. “A verdadeira beleza vem dEle e flui em nós de dentro para fora. O charme da mulher também está no seu espírito dócil e tranquilo, na sua feminilidade e graciosidade. Assim, sua maneira de ser te faz sobressair entre tantas outras pessoas. Você se torna um referencial de beleza”.

No livro “Melhor que comprar sapatos”, Cristiane Cardoso ensina como investir na beleza interior que, como você pode ver, é a mais importante. Clique aqui para adquiri-lo.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Thinkstock