Só existem dois grupos de pessoas. Você sabe quais são?

O bispo Edson Costa define cada um deles. Faça uma autoanálise e identifique qual é o seu

Imagem de capa - Só existem dois grupos de pessoas. Você sabe quais são?

No mundo, existem apenas dois tipos de indivíduos: os comuns e os especiais. Em todos os lugares sempre haverá esses dois grupos de pessoas. Essa afirmação foi feita pelo bispo Edson Costa, durante o Congresso para o Sucesso, que acontece todas as segundas-feiras, no Templo de Salomão, em São Paulo.

Ele define a pessoa comum como aquela cuja vida é uma eterna mesmice: “a mesma vidinha, o mesmo empreguinho, o mesmo salariozinho, o mesmo carrinho, as mesmas tribulaçõezinhas, não muda nada. A vida dela é igual às demais pessoas”.

A pessoa especial, por sua vez, é aquela acima da média. “Tudo na vida dela é especial: a mente, a visão, o casamento, a família, a vida financeira, os resultados, a empresa. Um produto na mão dela se torna especial”, destacou.

Na Bíblia também são identificados esses dois grupos. Enquanto as pessoas comuns são abençoadas, as especiais – a exemplo de Abraão – são a própria benção.

“A comum recebe uma benção aqui, outra acolá, mas nada acontece de sobrenatural. Ela não muda de tamanho. Já quando a pessoa se torna a própria benção, tal como Abraão, ela não precisa abrir a Bíblia para pregar aos outros, porque quem olha para ela vê a grandeza de Deus. Assim como Abraão, ela se tornou especial para Deus”.

Abraão tinha uma fé diferenciada, por isso, Deus reservou para ele um tratamento especial, diferenciado. Contudo, para ser especial e se tornar a própria benção é preciso estar disposto a pagar o preço. Infelizmente, nem todos estão.

Em qual dessas três zonas você está?

A maioria das pessoas limita-se a fazer sempre as mesmas coisas e, desta forma, sempre alcança os mesmos resultados. Outras, além de não se esforçarem para melhorarem, ainda deixam de fazer o pouco que faziam. Aquelas que desafiam a si mesmas e estão constantemente se superando, são raras, por isso, são as especiais.

Cada um desses perfis de pessoas está enquadrado em uma das três zonas a seguir:

Zona de desafios – Nessa zona a pessoa sempre está em busca de novos desafios, faz o que nunca fez antes. Sempre faz algo a mais, busca se aprimorar, não fica estagnada. Está em constante crescimento.

Zona de conforto – Nela a pessoa faz só o que já está acostumada a fazer todos os dias. Ela não muda, não faz nada diferente. Todos os dias pede a Deus algo diferente, mas, ela mesma, há muito tempo, não faz algo novo.

Zona costeira – É a mais perigosa, pois a pessoa não faz nem o que fazia antes. Ela simplesmente se entrega à situação, ao problema, não reage. Segue a vida empurrando com a barriga. “É aquela pessoa que deseja que o mundo acabe em barranco para ela morrer encostada”, diz o bispo.

Ele ainda destaca que, no fundo, as pessoas sabem – embora muitas vezes não façam – que para serem melhores têm de fazer o melhor; para ter mais, têm de fazer mais. “Paga-se o preço do hoje para ter o amanhã”.

O ser humano foi criado para evoluir, inclusive, ele já nasce na zona de desafio. As contrações que a mulher sente antes de dar à luz nada mais é do que a criança fazendo força para nascer. Depois ela tem de aprender a falar, andar, correr, ler, escrever e assim por diante.

“Procure os heróis da fé da Bíblia. Deus não deu sossego a nenhum deles, foi um desafio atrás do outro. Porque sem desafio o ser humano não cresce”.

Há quem tenha concluído o ensino fundamental e acha que já fez o suficiente, se dá por satisfeito. “Todas as vezes que você diz ‘está bom’, ‘terminei’, você para de crescer, fica estagnado, sai da zona de desafios e entra na zona de conforto.”

Em contrapartida, há aqueles que não se acomodam, estão sempre em busca de desafios novos e maiores. Terminam a faculdade e vão em busca de uma especialização, um mestrado, doutorado, MBA, porque almejam ser os melhores na área deles. Esses são os especiais.

“Deus quer ser bem representado por você. Deus não tinha vergonha de associar o nome d’Ele ao de Abraão, porque Abraão O representava bem. Ninguém que é grande aceita associar o nome a alguém que é pequeno”.

O bispo enfatizou ainda que Deus nunca facilitou a vida de Abraão. Toda vez que ele estava querendo entrar na zona de conforto, Deus vinha e lhe dava um novo desafio. Quando Abraão pensou que já estava bem, que já tinha realizado o seu sonho, Deus aparece e pede o maior de todos os desafios: Isaque. Ou seja, Deus não queria que Abraão se acomodasse, mas que ele continuasse avançando.

E você? Quer estar inserido em qual grupo? Comum ou Especial?

O Congresso para o Sucesso é para as pessoas que não aceitam ser apenas mais uma na multidão, mas querem receber de Deus um tratamento diferenciado e estão dispostas a pagar o preço para se tornarem a própria benção.

Se você é uma delas venha participar, todas as segundas-feiras, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de você.

(*) Texto baseado numa palestra do bispo Edson Costa

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal (*) / Foto: Thinkstock