“Precisamos de pessoas que estejam prontas para dar suas vidas por essas almas”

Antigo cinema famoso da capital agora é uma Universal. Saiba mais

Imagem de capa - “Precisamos de pessoas que estejam prontas para dar suas vidas por essas almas”

A terra dos diamantes. Assim Serra Leoa, país localizado no continente africano, é conhecido por grande parte do mundo, principalmente por aqueles que gostam de se enfeitar com as pedras preciosas da região.

Porém, por trás do brilho dos minérios, existe uma realidade esquecida ou ignorada por quase todos. Os problemas sociais e econômicos em Serra Leoa fazem com que o país apresente um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mundial, ocupando o lugar 181 no ranking do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Para se ter uma ideia da realidade de grande parte de quem vive lá, dados oficiais mostram que 47% da população é subnutrida, sendo que a esperança de vida ao nascer não passa dos 42 anos. Apenas 53% dos domicílios têm acesso à água potável e 11% à rede sanitária.

O agravamento da situação piorou em 2014, quando o país, que já tinha saído de uma guerra civil devastadora, na qual estima-se que mais de 50 mil civis tenham morrido, teve de enfrentar uma epidemia de Ebola. Na ocasião, algumas medidas extremas foram tomadas para erradicar o vírus, como o confinamento de toda a população.

Em agosto último, outra calamidade afetou os habitantes da região africana. Um enorme deslocamento de terra atingiu a capital Freetown deixando centenas de casas e seus habitantes cobertos de lodo.

O brilho maior que o do diamante

Diante de tantas notícias ruins, um recente acontecimento trouxe esperança e fé para esse povo tão acostumado com o sofrimento. No dia 15 de outubro, foi inaugurada uma Universal num antigo cinema localizado na capital Freetown, no 30 Sykes Street, Western Area.

De acordo com o bispo responsável pela Universal no país, Joshua Malefo, os membros e até quem não era da Igreja ficaram surpresos ao ver a mudança feita no imóvel. “Eles expressaram o dia inteiro gratidão por esse trabalho que a Igreja faz por eles. Até este momento, as pessoas que passam na rua querem ver dentro como ficou, porque sabiam como o cinema era abandonado e destruído (foto abaixo)”, destaca.

Mas a maior surpresa quem teve foram as mais de 4 mil pessoas que compareceram à inauguração lotando o templo. Elas viram tanto a mudança física do templo, com a bela reforma, como provaram também da renovação espiritual. “Nós dissemos às pessoas que Deus não habita nos templos feitos pelas mãos dos homens, mas que quer viver dentro de cada um, para que as pessoas também possam se surpreender com o que Deus vai fazer na vida delas”, explicou o bispo Joshua.

Desde dezembro de 2012, a Universal se faz presente no país e conta com 5 templos para ajudar os que desejam mudar de vida. Por meio de orações, orientações e trabalhos sociais, muitas pessoas estão superando as dificuldades e passando a acreditar em si próprias e, sobretudo, em Deus.

“Temos ações sociais na prisão, visitando os detentos e levando a Palavra de Deus para eles. Visitamos todas as semanas pessoas nos hospitais para orar por elas e oferecer apoio a quem não tem ninguém para vê-las. Também ajudamos as vítimas dos deslizamentos de terra com alimentos, roupas e itens de higiene. Além do apoio juvenil constante que oferecemos, por meio do Força Jovem Universal”, relata o bispo.

Há 1 ano e 7 meses em Serra Leoa, o bispo Joshua, que é sul-africano, se entregou a Jesus faz 22 anos e, desde que abraçou a causa do Evangelho, já passou por diversos países como Gabão, Madagascar, República Democrática do Congo, Inglaterra e Nigéria. Mas apesar da experiência, ainda sente a dor dos que sofrem, como sendo o sofrimento dele.

“As pessoas aqui são simples e sofrem com muitos problemas financeiros, doenças e dificuldades para pagar tratamento, problemas familiares, muita feitiçaria, e até então, não sabiam onde procurar ajuda. Agora que sabem, quando assistem nossos programas de TV, elas viajam de longe, apenas para vir e pedir socorro. Então, queremos colocar a Universal em todos os 14 distritos de Serra Leoa”, afirma.

Disposição e fé para que essa propagação aconteça não faltam para os voluntários da Universal presentes na região. O que precisa mesmo é de mais colaboradores, pessoas que também se preocupem com a dor do próximo.

“Sabemos que as pessoas estão orando pela África, o que é muito importante, mas pelo que vemos aqui, o trabalho de salvar almas precisa de mais do que isso. Precisamos de pessoas que estejam prontas para deixar tudo e dar suas vidas por essas almas, porque não há quase ninguém para lutar por elas todos os dias. E essas vidas são mais preciosas do que qualquer diamante da região. A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”, desabafa o bispo, deixando um versículo bíblico para reflexão:

O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. Provérbios 11. 30

Por isso, se você deseja ser um ganhador de almas, não perca mais tempo. Procure uma Universal mais perto de você e saiba como ser um voluntário. Clique aqui e encontre um endereço.

imagem do author
Colaborador

Por Cinthia Meibach / Fotos: Cedidas