Rede Aleluia chega pela 1ª vez à Penitenciária Federal de Segurança Máxima

Inauguração aconteceu em Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Saiba mais

Imagem de capa - Rede Aleluia chega pela 1ª vez à Penitenciária Federal de Segurança Máxima

Há mais de 19 anos, a Universal tem levado a Palavra de Deus por meio de transmissões realizadas pela Rede Aleluia (99,3 FM, em São Paulo). Atualmente, com 64 emissoras, espalhadas em 22 estados, a programação pode ser acompanhada também por meio da internet ou aplicativos para o sistema Android e iOS.

Recentemente, a Universal deu mais um passo importante para a trabalho de evangelização dentro dos presídios e para o ganho de almas: pela primeira vez a Rede Aleluia chegou à Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Rondônia. A inauguração, com cerimônia de apresentação e primeira transmissão, aconteceu no dia 26 de julho passado, uma quarta-feira, em Porto Velho, capital do estado. Atualmente, o País possui quatro presídios federais.

Por meio de fios, cabos e caixas de som espalhadas em pontos estratégicos, todos os detentos alocados em mais de 200 celas – divididas em quatro alas –, poderão ouvir, sintonizados na frequência 104,5 FM, em Rondônia, um conteúdo radiofônico de qualidade. Durante três vezes por semana, com a duração de duas horas cada transmissão, os detentos terão a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre a Palavra de Deus, o que seria impossível pelo contato físico, por se tratar de um presídio de segurança máxima, onde os protocolos de segurança são rígidos e o contato com os presos é muito dificultado.

Ganho de almas

Há cerca de 30 anos, a Igreja leva esperança para quem está com a liberdade interrompida. Nesse período, já foram batizados mais de 12 mil presos em todo o País. Com as transmissões de rádio é possível fazer com que a mensagem chegue a todos os presos, sem exceção.

“O motivo de nós colocarmos a rádio nos presídios é para alcançar todas as pessoas que estão presas naquele sistema. E não só os presos, mas também os agentes que ali estão trabalhando. A rádio nos presídios são caixas de som instaladas nos corredores, com a rádio local e a Rede Aleluia. Ou seja, a programação de São Paulo entra nos presídios”, explicou o bispo Célio Lopes (o primeiro ao lado esquerdo da foto), responsável pela Universal no estado.

Segundo o bispo, somente a fé em Deus pode recuperar uma pessoa. “Inclusive, temos vários testemunhos de pessoas que eram perigosas e que hoje são pastores, membros da Universal, pais de família. São pessoas que foram transformadas. E quem transformou foi a igreja? Não. Foi a Palavra de Deus” completou.

Novo rumo

De acordo com o pastor Newton Barbosa Huchack, diretor da Rede Aleluia de Rondônia, a programação é especial e selecionada aos detentos. Seguindo os protocolos de segurança do que é permitido e o que não é são transmitidas músicas, hinos, palavras de fé e de esperança, com o intuito de fortalecer a vida de quem ouve.

Para o diretor da Penitenciária Federal de Rondônia, Cristiano Torquato, a assistência religiosa é uma das mais importantes para o preso, pois é a que pode levar um novo rumo para as vidas e a principal ferramenta do Brasil no combate à reincidência criminal. “Ela age de dentro para fora, ao contrário das outras assistências”, enfatizou.

Na ocasião, Cristiano afirmou ainda que além de propor uma mudança de vida, a ação atinge todos os detentos, e não há riscos para a segurança, já que não há entrada de pessoas dentro do local.

Em breve, novas rádios serão inauguradas. No estado do Sergipe, a rádio está prevista para começar a funcionar no Presídio Feminino (PREFEM), em Nossa Senhora do Socorro, na segunda quinzena de agosto.

Outros meios de levar a Palavra

Além da inauguração da Rádio Aleluia, foram entregues para a biblioteca do sistema exemplares dos livros Nos Passos de Jesus e Orixás, Caboclos e Guias: deuses ou demônios, ambos de autoria do Bispo Edir Macedo, fundador da Universal; além de exemplares do jornal Folha Universal e da revista Alberto.

Na ocasião, foi feita a doação de três anos de assinatura do Univer Video, plataforma pioneira no Brasil que reúne conteúdo cristão. No canal, é possível acessar mais de dois mil títulos, incluindo filmes cristãos e desenhos bíblicos para o público infantil. Semanalmente, são incluídos clipes de músicas cristãs, documentários, cursos, e todo material voltado para fé e fortalecimento espiritual. Além dessa programação, são realizadas as transmissões ao vivo de reuniões e palestras do Templo de Salomão, santuário na zona leste da capital paulista.

Acompanhe outras ações da Universal, clicando aqui. Seja também um voluntário. Localize o endereço de uma Igreja mais próxima de sua casa e informe-se com o responsável.

Os livros do Bispo Edir Macedo podem ser adquiridos por meio do Arcacenter.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo grupo Universal nos Presídios (UNP) de Rondônia