Reclusos, mas não sozinhos

Por Sabrina Marques / Fotos: Cedidas

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a quantidade de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas dobrou no país nos últimos anos. Em 2015 havia 96 mil menores nessa condição, e esse número subiu para 192 mil, em 2016.

O tráfico de drogas é o crime mais cometido por eles no Brasil. No ano antecessor, foram quase 60 mil ocorrências registradas pelas Varas de Infância e Juventude, sendo que a mesma pessoa pode responder por mais de um crime. Já na segunda posição do ranking está o roubo qualificado com 51,4 mil ocorrências cometidos por adolescentes entre 12 e 17 anos de idade.

O dado do CNJ ainda aponta que há 245,1 mil medidas socioeducativas aplicadas e, desse total, 36,2% se referem à liberdade assistida (que consiste em uma intervenção educativa através de orientação e acompanhamento do adolescente) e 35,7% à prestação de serviços à comunidade.

Os adolescentes podem ficar internados provisoriamente quando praticam atos infracionais de violência ou cometem grave ameaça à pessoa ou ainda quando possuem histórico de envolvimento em infrações graves.

Uma ação de fé

Em Maceió (AL), o pastor Paulo Roberto Ribeiro, responsável pelo trabalho evangelístico com os menores na unidade do complexo socioeducativo João Sampaio (Tabuleiro), realizou uma visita aos adolescentes que se encontram encarcerados em celas privativas.

“Esses jovens, foram separados dos demais devido aos crimes que cometeram. Na medida que melhoram de comportamento, passam por uma avaliação e, então, são liberados para o convívio com os demais. Oramos por cada um entre as grades, na fé que realmente haja uma mudança interior, ” comentou o pastor.

Os voluntários da Universal atendem cerca de 20 jovens nesta unidade, mas o trabalho se estende a mais 11 complexos socioeducativo da SUMESE (antiga FEBEM).

Trabalho pelo Brasil

O trabalho voluntário de evangelismo em unidades para menores acontece em centenas de locais em todo o País. Coordenado pelo pastor Ulisses Gomes, as ações realizadas vão da propagação do Evangelho até a assistência material, tanto para os adolescentes, como para seus familiares.

Quer saber mais a respeito dessas ações que o grupo realiza em todo o País? Acesse e curta a página oficial no Facebook. Para outros detalhes ou informações, procure a Universal mais perto da sua casa.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach e Eliana Caetano

Editora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Maria do Rosário, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 3321-5244

Endereço: Rua dos Missionários, 139, Santo Amaro - São Paulo (SP)

Cep: 04729-000