Quem está falando?

Se você tem dificuldade para reconhecer a Voz de Deus dentro de si, já deve ter feito esta pergunta

Imagem de capa - Quem está falando?

Quem está falando? É comum fazermos essa pergunta ao atendermos uma ligação e não reconhecermos a voz do outro lado. E por que não a reconhecemos? Simplesmente pelo fato de não ser alguém com quem falamos habitualmente.

Para se tornar familiar, uma voz precisa ser ouvida constantemente; do contrário, dificilmente será reconhecida.

Se trouxermos isso para o âmbito espiritual, constataremos que o mesmo acontece no relacionamento com Deus. Um exemplo disso é o que aconteceu com o profeta Samuel, quando ainda era uma criança e ouviu a Voz de Deus pela primeira vez: “O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou. E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem.” 1 Samuel 3:4-8.

Embora já servisse ao Senhor no Templo (1 Samuel 3.1), Samuel ouviu uma voz e não soube identificar de onde vinha e de quem era. Foi preciso Eli lhe dizer. Até então, Deus nunca havia falado com Samuel, mas, a partir daquele dia, o Senhor passou a falar com ele diariamente e ele passou a reconhecer facilmente aquela Voz e a obedecê-La, porque Ela havia se tornado familiar.

Todos os heróis da fé relatados na Bíblia tiveram isso em comum: eles ouviram a Voz de Deus e obedeceram. Justamente por isso são chamados heróis da fé. Havia neles disposição para obedecer à Voz de Deus. Mas, para que obedecessem, precisavam não somente ouvi-

La, mas ter plena convicção de que era Deus falando com eles. Ora, se não reconhecessem a Sua Voz, como obedeceriam? E só reconhece a Voz do Altíssimo quem tem intimidade com Ele.

Talvez você até tenha o desejo sincero de obedecer à Voz de Deus, mas, por não desenvolver uma intimidade com Ele e por andar distraído com tantas coisas, não consegue reconhecer quando é Ele quem fala contigo. Assim, acaba dando ouvidos e obedecendo a outras vozes, que lhe distanciam dEle.

Só têm sensibilidade para ouvir a Voz de Deus aqueles que mantêm um relacionamento íntimo com Ele, vivem em Espírito e, portanto, estão sempre atentos para ouvi-Lo e obedecê-Lo. Caso contrário, serão facilmente enganados.

“Não é difícil ouvir a Voz de Deus. Difícil é ter ouvidos para ouvi-La. Deus fala. Ninguém mais quer falar do que Ele, mas de que adianta Ele falar para quem não tem ouvidos? Só estando em Espírito há condições de ouvi-La e obedecê-La”, destaca o Bispo Edir Macedo. Ele ensina que estar em Espírito é estar com a mente conectada com Deus, envolvido na meditação da Sua Palavra, e submeter os pensamentos aos pensamentos do Altíssimo.

Existem muitos cristãos sinceros ouvindo e obedecendo outras vozes que pensam que seja a de Deus. Mas como terão certeza de que é a Voz de Deus se falam com Ele só de vez em quando? Se não forem capazes de reconhecer quando é Deus quem fala, como irão obedecê-Lo? Somente quando a Voz dEle se tornar familiar é que não haverá mais dúvida e não haverá necessidade de questionar.

O Bispo ressalta ainda que Deus é Espírito, portanto, a Sua Voz é espiritual. “Nós temos que usar o ouvido espiritual, que é o intelecto, a mente. Deus fala no nosso Espírito, no nosso intelecto. Quando a pessoa tem ouvidos espirituais, esses ouvidos estão em atividade, ela tem condições de ouvir a Voz de Deus. Às vezes, a pessoa tem ouvidos espirituais, mas não está em condições de ouvir a Voz de Deus porque está distraída com muitas coisas.”

O profeta Isaías vivia em Espírito e, consequentemente, atento à Voz de Deus, por isso prontamente se colocou à disposição quando ouviu o Seu chamado: “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaías 6.8.

Talvez, assim como Samuel, você também já esteja na casa de Deus há algum tempo, mas não tem conseguido discernir a voz de Deus de outras vozes. Ele quer falar pessoalmente contigo. Quando você desenvolver esse relacionamento com Deus, nunca mais dependerá de terceiros para ouvir e atender à Voz do Espírito Santo.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Fotos: Fotolia