Projeto Universitários leva alegria às crianças hospitalizadas em Manaus

Além do estado do Amazonas, voluntários também promoveram ações no Mato Grosso. Saiba mais

Imagem de capa - Projeto Universitários leva alegria às crianças hospitalizadas em Manaus

Na manhã do dia 8 de julho último, um sábado, 46 voluntários do Anjos do Riso (foto acima), do Projeto Universitários (FJUni), da Força Jovem Universal (FJU), visitaram a Casa Vhida – Associação de Apoio à Criança com HIV -, em Manaus, capital do estado do Amazonas. O objetivo da ação foi promover um dia especial às crianças do local, que estão internadas.

Durante o encontro, foram realizadas brincadeiras e atrações, como jogo de basquete, pega-pega, dança, pintura no rosto, apresentação teatral da Cia Arte Universal, composta pelos próprios voluntários do grupo, e de fantoches. Na ocasião, também foram doados produtos de limpeza para a instituição.

Segundo o pastor Antônio Caldas, responsável pelo FJU Amazonas e pela ação, eventos como os que o FJUni realiza são muito importantes, pois levam alegria a muitas pessoas que vivem em meio a enfermidades e estão com a autoestima baixa. “Além de levar alegria, o projeto leva também esperança e fé, mostrando que tudo pode mudar, basta crer”, completou.

A ação beneficiou não apenas os pacientes, mas também quem participa do projeto. “Foi um momento inesquecível para mim e mudou completamente a forma como eu via as coisas, pessoas e o jeito de como as crianças nos ensinam nos detalhes mínimos. No decorrer do dia que passei com elas, aprendi que doar um pouco do nosso tempo, como gesto de amor, carinho e empatia, faz uma diferença imensa no dia-a-dia de alguém. Em vez de levar um dia de alegria, foram elas que fizeram o momento ser memorável”, comentou a voluntária Raquel Dantas, de 18 anos.

Em Mato Grosso

No estado do Mato Grosso, o grupo é composto por 27 integrantes. Recentemente, os voluntários visitaram a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, capital do estado, e também o Pronto-Socorro da cidade (foto abaixo).

Cada visita do grupo dura, em média, uma hora e meia. Durante esse tempo, eles transmitem alegria e uma palavra de otimismo a quem tanto precisa. Nas visitas, o grupo se reveza para respeitar o número máximo de voluntários que cada hospital permite.

No dia previamente marcado, participam apenas cinco ou seis voluntários por ação. Dois grupos visitam simultaneamente os hospitais, caracterizados de palhaços e levando consigo pacotes de pipocas doces, que são entregues aos adultos acompanhantes das crianças. Além da ajuda física, é entregue o mais importante: uma mensagem de fé.

Para a coordenadora do Anjos do Riso, Dayane Soares Machado, a palavra ‘amor’ define cada visita que o grupo realiza. “O estado do Mato Grosso tem abraçado o grupo de forma calorosa e estamos alastrando esse amor em cada cidade do estado onde tem o trabalho do FJU. Cada sorriso esboçado por essas crianças é a recompensa que ganhamos e, assim, levamos esperança por meio das brincadeiras, um teatro ou uma música, enfim, qualquer coisa que transforme a dor em riso”, disse ela.

Segundo Dayane, sempre por meio de um versículo bíblico, os voluntários mostram aos pacientes e seus familiares o poder de cura do Senhor Jesus, ressaltando que Ele já venceu tudo na cruz, e a vontade dEle é a que prevalecerá mediante a nossa entrega. Segundo a coordenadora, o resultado tem sido satisfatório.

“Junto do versículo convidamos os pais a levarem uma garrafa com água em uma Universal mais próxima para receber a gota do milagre. Alguns deles passaram a frequentar a Igreja em suas respectivas cidades. Recentemente, recebemos a informação de uma das mães, cuja filha estava internada por conta de um quadro forte de pneumonia, mas que recebeu alta após fazer o uso da gota do milagre”, finalizou.

Você também quer ser um voluntário do FJU? Clique aqui e encontre o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa e informe-se com o responsável.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Fotos: Cedidas