Projeto Artes nos Presídios chega ao Rio Grande do Sul

As oficinas, que já são realizadas no Estado do Maranhão, agora acontecem no Sul do País

Imagem de capa - Projeto Artes nos Presídios chega  ao Rio Grande do Sul

No dia 11 de junho aconteceu a aula inaugural do programa Artes nos Presídios, no espaço de reintegração social da Penitenciária Estadual de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O evento foi promovido pelo grupo Universal nos Presídios (UNP).

Ministrada pelo Pastor Venino Aragão, que é artista plástico, a oficina teve a participação de dez internos da unidade prisional e terá duração de três semanas, totalizando 12 horas, e lhes dará direito à remissão de pena. No curso, eles aprenderão história da arte, desenhos, pintura em tela, dentre outras disciplinas.

Diretores da penitenciária, bem como de outras unidades prisionais da cidade, autoridades policiais e um representante do prefeito de Santa Maria compareceram ao evento.

O Pastor Venino fez uma oração e, em seguida, falou da importância da arte no contexto espiritual, tomando como base o que diz a Palavra de Deus no livro de Êxodo (31.3-4), que menciona a habilidade e a inteligência concedidas por Deus para elaborar desenhos e obras de arte.

Os alunos assistiram a um vídeo explicativo sobre a história da arte e, após algumas explicações do Pastor, iniciaram as atividades com desenhos.

Um interno, que tem 23 anos, declarou que o curso é uma oportunidade de capacitação. Por meio do desenho, ele expressou um desejo: chegar à sua casa quando ganhar a liberdade.

O diretor administrativo da penitenciária, Sergio Dalcol, ficou maravilhado com a iniciativa da Universal e disse que a atividade é de grande importância e que agrega valor ao trabalho do sistema prisional. Ele conta que todos os participantes ficaram satisfeitos com a primeira aula.

Na oportunidade, foram distribuídos kits de higiene, além de exemplares da Folha Universal. Ao final, todos saborearam um lanche oferecido pela equipe do UNP.

Quer saber mais sobre o grupo e suas ações no Brasil e no mundo? Acesse e curta o perfil oficial no Facebook .

imagem do author
Colaborador

Por Redação / Fotos: Cedidas