eb3c52f78ce3362254213324871c7984 Primeiro “Espaço Cultural” é inaugurado com trabalhos realizados por presos no Maranhão - Universal.org

Primeiro “Espaço Cultural” é inaugurado com trabalhos realizados por presos no Maranhão

Da redação (*) / Fotos: Cedidas pelo UNP

No dia 18 de abril último foi inaugurado o primeiro “Espaço Cultural” do grupo Universal nos Presídios (UNP) do Maranhão, localizado em frente ao Complexo Penitenciário de São Luís, capital do estado.

O espaço abriga obras de arte como pinturas em telas, telhas e artesanatos (foto acima) confeccionados pelos internos (as) do sistema prisional local.

O evento teve a presença especial do coordenador do UNP, Bispo Eduardo Guilherme (foto acima), que na ocasião, prestigiou o espaço, comentando sobre a importância da realização de diversas atividades de cunho social, as quais contribuem de forma significativa para a recuperação dos internos do sistema carcerário.

O idealizador do projeto é o Pastor Venino Aragão (à direita do Bispo, na foto abaixo), atual responsável pela evangelização da Universal nos Presídios no estado do Maranhão; ele – que é artista plástico -, ao longo dos anos vem realizando diversas oficinas de artes com os internos dentro das unidades prisionais. O objetivo do “Espaço Cultural”, comenta, é divulgar os trabalhos e atividades realizadas dentro dessas unidades com os internos e mostrar para a população em geral que é possível, por meio de ações como essas, reintegrar à sociedade as pessoas que estão privadas de sua liberdade.

Na oportunidade, foi servido um café especial aos convidados presentes preparado pelo grupo.

Visita especial ao complexo

Ainda no mesmo dia, o Bispo Eduardo Guilherme realizou visitas em algumas unidades prisionais do Complexo (fotos), passou em diversos setores, incluindo as salas de cursos, o de banho de sol dos internos (as) e nas celas dos pavilhões.

A visita foi rápida, porém, bem proveitosa, pois foi possível ter uma ideia dos trabalhos que estão sendo realizados no local em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão.

“Embora exista muito a se fazer ainda, os esforços são contínuos de ambas as partes, visto o objetivo ser o mesmo, ou seja, o de contribuir na reintegração social dos apenados do sistema prisional”, comentou o Pastor Venino.

O Bispo Eduardo foi apresentado ao Secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade (foto acima) e, em conversa, ambos firmaram o compromisso de manter essa parceria e multiplicar, ainda mais, os esforços em busca de resultados positivos na reintegração social dos internos do sistema prisional do Maranhão.

(*) Com informações do grupo Universal nos Presídios (UNP) do estado do Maranhão

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaela Dias, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 2392-3372

Endereço: Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000