Primeira palestra da Escola do Amor em Boston

Renato e Cristiane Cardoso falaram sobre o que são os problemas no casamento e como resolvê-los

Imagem de capa - Primeira palestra da Escola do Amor em Boston

No último dia 31 de agosto, os palestrantes Renato e Cristiane Cardoso realizaram um encontro especial da Escola da Amor, pela primeira vez na cidade de Everett, localizada a apenas 4,4 km ao norte de Boston, a capital e cidade mais populosa do estado norte-americano de Massachusetts.

No encontro, o casal falou sobre o que são os problemas no casamento e como resolvê-los. Renato explicou que, quando estamos envolvidos com um problema e ele parece não ter saída, a impressão que temos é que já tentamos de tudo. Mas na vida amorosa é bem mais fácil de se resolver do que parece.

Segundo o palestrante, dois aspectos são fundamentais para resolver os problemas da vida a dois. Primeiro: é a humildade. A pessoa precisa ouvir, aprender, reconhecer seus erros e perceber que está com um problema, mas que não está sabendo resolvê-lo. Segundo: apreender e colocar em prática o que vai ouvir, por exemplo, de alguém mais experiente.

A crise do casal e a elaboração da lista

Renato contou que, durante 12 anos, ele e Cristiane enfrentaram uma crise no casamento. Os problemas eram recorrentes e o mais grave é que um achava que o problema estava no outro. Um dia, ela cogitou o divórcio. Foi quando ele escutou do pai dela que aquele problema também era do marido e era ele, Renato, quem tinha que resolver. Pois, o problema de um cônjuge também é um problema do casal.

Então, eles listaram tudo o que achavam de defeito e problemas do outro e trocaram as listas entre eles. A partir daquele momento, passaram a ser humildes e a reconhecer os próprios erros, além de entender que, por mais que um não concorde, deve compreender o questionamento do outro. Essas atitudes fazem com que ambos queiram resolver seus problemas e comecem a trabalhar juntos para isso. No caso deles, em 2 meses, resolveram os problemas que persistiam havia 12 anos.

“Então, quando nós somos humildes para ouvir, humildes para aprender e colocarmos em prática o aprendizado, a mudança não vai demorar a acontecer, vai ser rápida e simples. Porque você vai fazer o que é certo, o que funciona, que é trabalhar isso em você e parar de responsabilizar quem quer seja pelos erros e infelicidades amorosas”, disse Renato.

Amor e bagunça não combinam

No decorrer do encontro, Renato chamou à frente do altar quem tinha problemas no relacionamento ou estava solteiro e não queria mais sofrer. Ele fez uma oração por todos aqueles que se sentiam angustiados, tristes ou frustrados, para que mudassem seu comportamento.

Em seguida o casal passou a responder perguntas e a falar sobre como amor e bagunça não combinam. Esclareceram que o amor está associado à ordem, à disciplina, à justiça e não à bagunça e à desordem. Por isso, o primeiro passo para encontrar o sucesso conjugal é organizar o que hoje está bagunçado.

Esse também é o tema da próxima palestra da Terapia do Amor, que acontece nesse 7 de setembro, feriado, no Templo de Salomão.

Quer saber mais a respeito das palestras que o casal Cristiane e Renato Cardoso realiza em todo o mundo, bem como sobre a que acontece todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão, em São Paulo? Acesse o site oficial da Terapia do Amor e se informe sobre eventos, próximas palestras, entre outros assuntos relacionados à vida a dois. Encontre o endereço de uma Universal mais próxima de você, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Cedidas