Você sente dores nas costas?

Imagem de capa - Você sente dores nas costas?

Há pessoas só se lembram que precisam cuidar da coluna vertebral quando sentem dores. Nos últimos dois meses, as mudanças na rotina causadas pela pandemia também trouxeram mais dores nas costas para vários brasileiros, explica Regis Moreno Macri, ortopedista especialista em patologias da coluna vertebral.

“Muitos só se lembram da coluna quando ela dói. Nas últimas semanas, percebemos um aumento de pacientes com queixas de dores e tensão. Isso acontece porque as pessoas estão mais sedentárias e algumas deixaram de fazer exercícios físicos regulares. Outras passam muito tempo em posturas inadequadas e algumas estão sentindo os efeitos das atividades domésticas, como limpar a casa”, avalia.

Ele diz que o estresse e as tensões do cotidiano também contribuem para o aumento das dores na coluna. “Há vários estudos que indicam que a ansiedade leva a contraturas e a dores. Atualmente, os pacientes têm relatado preocupações com o trabalho e com a pandemia”, detalha.

O médico lembra que os cuidados com a coluna vertebral são fundamentais para garantir o bem-estar. “A coluna é o nosso eixo de sustentação. Ela suporta grande porcentagem do peso do corpo. Quando estamos sentados, por exemplo, a carga na região lombar aumenta muito.”

Segundo Macri, a coluna sofre degeneração com o passar dos anos. “A partir dos 30, 40 anos, nós começamos a ter uma degeneração natural dos discos da coluna vertebral. Os exercícios físicos contribuem para minimizar esse processo e prevenir dores e outros problemas, como a hérnia de disco”, afirma.

Entretanto o médico alerta que as pessoas sedentárias devem ter cuidado ao começar qualquer atividade física. “É importante buscar orientação de um profissional de educação física e começar aos poucos, sem exageros. Quem está com dor deve evitar exercícios, pois eles podem agravar a situação. Nesse caso, é melhor usar compressas de água morna”, ensina. Confira ao lado mais dicas de Macri para cuidar bem da sua coluna.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Foto: Getty Images /Arte: Eder Santos