Você sabe qual é o último sentido perdido, após o falecimento?

Confira a resposta e saiba o que ela tem a ver com a salvação de um ente querido

Imagem de capa - Você sabe qual é o último sentido perdido, após o falecimento?

Qual é o último sentido a se desligar quando uma pessoa falece? Você já pensou sobre isso?

É interessante a resposta para esta pergunta, porque ela está relacionada com o fato de pessoas se entregarem para o Senhor Jesus nos últimos momentos de vida, depois de ouvirem a mensagem do evangelho no leito.

Um estudo da University of British Columbia, publicado no ano passado em um periódico científico, analisou a atividade cerebral de pacientes e descobriu que, provavelmente, a audição é o último sentido a ser perdido no fim da vida. Ao longo da pesquisa, os pacientes eram expostos aos vários testes de padrões de som comuns e raros de diferentes frequências. E a resposta entre pessoas saudáveis e pessoas que tinham acabado de falecer eram similares. Ou seja, mesmo sem poder se expressar, a pessoa ainda estava ouvindo.

O estudo ainda acrescenta que essa notícia pode incentivar familiares e amigos a trazerem conforto para uma pessoa que vive os seus momentos finais.

Igualmente, o resultado corresponde à uma observação de outro artigo científico, intitulado “A percepção auditiva nos pacientes em estado de coma: uma revisão bibliográfica“, publicado em 2005. No texto, o grupo de pesquisadores explica que: “Nos estados de coma a audição parece ser o último sentido que é perdido e tal afirmação pode ser sustentada através dos relatos de pessoas que retornaram desse estado. A maioria relata dados sensoriais auditivos como sons, palavras, frases, vozes familiares, etc.”

A Semana da Salvação da Família

Por isso, se você tem buscado pela salvação de um familiar, não desista dele. Veja o exemplo do metalúrgico Éder Martins Fontoura, hoje com 35 anos, que contou recentemente sua história ao Jornal Folha Universal. 

“Uma noite, em casa, levantei para ir ao banheiro e cai. Bati a cabeça no vaso sanitário, formou um ‘galo’ enorme e eu pensei: ‘amanhã eu vejo isso’ e fui dormir”, diz.

Contudo Éder não acordou no dia seguinte. Desesperada, a família dele chamou o serviço de emergência. “Fui levado para o hospital e já me colocaram na UTI em coma. Eu tinha sintomas de febre e toda noite minha camiseta ficava encharcada de suor, mas não conseguiam descobrir o que eu tinha. Alguns médicos diziam que era psicológico, pois meus exames não apresentavam alterações, mas meu organismo não reagia. Comecei a perder peso exageradamente.”

A mãe dele, a diarista Rosane Lopes Martins, de 53 anos, e sua irmã, a atendente de supermercado Deise Martins, de 33 anos, passaram a acompanhá-lo. “Elas largaram tudo para cuidar de mim. Minha mãe já era da Igreja havia 20 anos e passou a buscar pela minha saúde na Universal”, conta.

“Minha irmã me contou que o médico queria desligar os aparelhos que me mantinham vivo e suspender a alimentação que era feita via sonda, mas ela foi firme, pois acreditava que Deus faria o milagre na minha vida. Ela disse a ele que se eu ainda tinha chance de sobreviver que nada fosse desligado e ele recuou.”

O médico, porém, não deu esperanças sobre a melhora de saúde dele. “Ele falou que eu tinha 1% de chance de sobreviver e que já tinha feito tudo o que podia por mim. Se os meus rins não voltassem a funcionar em três dias, eu morreria. Minha mãe falou que tinha fé de que eu me salvaria e o médico recomendou que ela orasse.”

Depois de três dias, Éder despertou. “Eu penso que, apesar de não estar consciente, a recomendação do médico para que minha mãe orasse me ajudou a acordar. Nem os médicos acreditaram quando eu abri os olhos.”

Atualmente, a saúde de Éder está totalmente restabelecida e ele voltou a trabalhar. “Eu não valorizava as coisas que eram de Deus e tive muitos problemas por isso. Aprendi a usar a mesma fé que a minha mãe usa em todas as dificuldades. Vou às reuniões na Universal e estou buscando a minha libertação total”, completa.

Busque você também ajuda em Deus. No Templo de Salomão e em toda a Universal estamos vivendo “A Semana da Salvação da Família“. Desse modo, Bispos e Pastores estão orando em favor dos participantes e dos familiares. Não perca esta oportunidade.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images