Você quer recomeçar em uma nova área profissional?

Fazer uma transição de carreira exige planejamento, foco e paciência. Saiba como se preparar para essa mudança

Imagem de capa - Você quer recomeçar em uma nova área profissional?

Você já pensou em mudar de profissão e recomeçar em uma nova área? A transição de carreira é um dos grandes sonhos dos brasileiros que atuam no mercado formal. Dados do Instituto Locomotiva mostram que 56% das pessoas que trabalham com carteira assinada estão dispostas a redirecionar suas carreiras em busca de felicidade no trabalho. Dessas, 25% já estão tomando medidas para concretizar esse processo.

Além de buscar realização pessoal, a transição de carreira pode estar relacionada a outros fatores, como explica Viviane Mishima, consultora de recursos humanos e gestão de pessoas. “Hoje há muita insatisfação com o ambiente de trabalho e falta de perspectiva de crescimento dentro do ramo ou da empresa em que a pessoa atua. Muitas pessoas querem se sentir mais úteis, enquanto outras buscam ter mais tempo para a família e para si mesmas. Há também o fator financeiro”, enumera.

O que fazer?
Viviane diz que o primeiro passo é ter clareza quanto aos objetivos. “É preciso analisar a realidade e os verdadeiros motivos que estão levando o profissional a querer fazer a transição. Às vezes pode ser uma situação específica, como problemas no ambiente de trabalho”, diz. Em muitos casos, mudar de empresa pode ser a solução.

O segundo passo é organizar as finanças e fazer um planejamento. “Sem foco, o profissional corre mais riscos. Se a pessoa é casada, por exemplo, ela deve discutir a questão com o cônjuge, pois a transição pode ter reflexos nas relações e nas contas.” Ela alerta que profissionais que tentam mudar de área no calor das emoções cometem mais erros. “Muitas pessoas entram em uma situação delicada por tentar fazer a transição no impulso por causa de algum sufoco emocional”, explica.

O profissional também deve aprofundar seus conhecimentos em relação à área para a qual pretende migrar. Viviane ainda sugere que ele pode aproveitar sua rede de contatos para abrir novos caminhos. “A pessoa deve construir uma marca pessoal e se posicionar na nova área. É importante comunicar de forma clara a nova atividade e fazer contato com
outros profissionais.”

Nova área
Josué de Paula (foto abaixo) nunca teve experiência em construção civil, mas o desejo de atuar em uma nova área o levou a perceber o potencial desse ramo. Segundo ele, a visão de negócio veio do exercício da fé. “Eu frequento a reunião da Nação dos 318 e comecei a observar testemunhos fortes na área da construção civil. Então, pensei que seria interessante investir em algo”, conta.

Ele passou a analisar o mercado para entender seu funcionamento. Sem muito dinheiro para investir, começou o negócio oferecendo pequenos serviços. Para isso, usou suas habilidades de administração e comunicação e acionou sua rede de contatos. “Comecei com serviços pequenos de ‘marido de aluguel’. Eu contratava pessoas para fazer os serviços e administrava o negócio.”


Aos poucos, os bons resultados e a propaganda boca a boca geraram mais oportunidades. “Ninguém ganha sozinho, hoje você precisa fazer parcerias. Fui caminhando e fazendo alianças que não atrapalharam meu compromisso com Deus.” Josué conta que sua empresa fechou parcerias com grandes companhias e continua crescendo. Ele atribui os resultados à fé. “Com a fé, tive coragem para praticar os ensinamentos que vinham do Altar.”

O Bispo Edson Costa, que ministra as palestras da Nação dos 318, às segundas-feiras, no Templo de Salomão, em São Paulo, explica que as pessoas ligadas à Palavra de Deus têm mais forças para superar obstáculos. “Melhorando ou piorando, não ceda à pressão, pois ela fará você mais forte. Aguente mais um pouco, Deus é contigo, essa é a vantagem de quem está ligado à Palavra de Deus e não ao pastor ou à igreja. Você depende da Palavra. É ela que te dá força, que te sustenta”, ensinou em uma das reuniões.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Fotos: Gettyimages / Demetrio Koch / Arte: Eder Santos