Vai começar a correr?

Veja que cuidados você deve ter antes de iniciar essa atividade física

Imagem de capa - Vai começar a correr?

Você resolveu encarar de vez aquela resolução que havia tomado antes que 2017 acabasse: cuidar melhor da sua saúde. Quer perder o peso acumulado em decorrência da vida sedentária e da alimentação inadequada. Antes mesmo de começar aquele futebol com os amigos, para o qual é chamado insistentemente, quer se colocar minimamente em forma. A iniciativa é justa, pois isso vai evitar lesões em qualquer prática esportiva que decida escolher.

Para alcançar esse objetivo e ficar condicionado fisicamente, já resolveu que vai colocar o pé na pista, afinal, correr é mais barato do que ir à academia. Os equipamentos básicos são um calção, uma camiseta, um par de tênis e um relógio com cronômetro para controlar o tempo. Qualquer lugar pode servir para você realizar um trajeto. Trata-se de um esporte fácil, já que aprendemos a correr logo depois de aprender a andar, quando crianças. Mas, apesar da simplicidade e da facilidade na hora de começar a correr ou até mesmo caminhar, é preciso adotar alguns cuidados.

Avaliação

Além de fazer uma avaliação médica e funcional do seu corpo e saber do que deve cuidar na alimentação, é preciso estar atento a como você coloca o pé no chão. Isso porque o modo como cada pessoa pisa, aliado ao peso, à força que faz para correr e ao formato das pernas, pode ocasionar lesões que você pode evitar.

Por isso, é importante observar qual é o seu tipo de pisada. Ela pode ser dividida em três grupos (veja quadro ao lado). Se você não sabe como identificar, pode ir a um ortopedista, que vai avaliar qual é a sua. Também é possível se orientar por meio de observação: pegue um calçado seu, já usado há algum tempo, e veja qual lado dele ficou mais gasto após sucessivas caminhadas ou se o desgaste é uniforme.

Teste simples

Outra forma é molhar a sola do pé e caminhar sobre uma folha de jornal. Se a pisada for normal, as áreas molhadas no papel serão mais uniformes. Se você tiver uma pisada pronada, por exemplo, somente a área que o seu pé tocar ficará molhada. Na pisada supinada, as áreas mais molhadas serão a do calcanhar e a da ponta do pé.

Fique atento também ao tipo de tênis que você vai usar durante a corrida. Há vários calçados, com amortecimento ou com tecnologia de gel ou ar, que vão auxiliar você na sua atividade e reduzir a possibilidade de lesão. E lembre-se: assim como você deve começar devagar e manter o ritmo na hora de correr, não tenha pressa de pegar o modelo mais caro de tênis e sair por aí. O importante é começar com um que atenda às suas necessidades. Faça uma pesquisa entre as várias marcas e modelos e você vai encontrar um que caiba no seu orçamento e nos seus pés para facilitar a sua corrida.

imagem do author
Colaborador

Por Eduardo Prestes/ Foto: Fotolia