UNP capacita mais de 200 detentos em São Paulo com cursos profissionalizantes
Saiba como foi essa iniciativa que porporcionou capacitação e fé
Há poucos dias, detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Vila Independência, em São Paulo, se formaram nos cursos profissionalizantes de “Logística de Recursos e Materiais” e “Habilidades Essenciais para Ser um Corretor de Imóveis de Sucesso”, ambos promovidos pelo programa social Universal nos Presídios (UNP).
Detalhes gerais:
- Cada um dos cursos profissionalizantes teve a duração de 20 horas;
- Quatro voluntários da UNP estiveram envolvidos com a iniciativa;
- 215 detentos concluíram os cursos.
Sobre o curso de Logística de Recursos e Materiais:
Diversos detentos participaram das aulas do curso de Logística de Recursos e Materiais.
- Foram oito módulos;
- Com carga total de 20 horas;
- Entre os ensinamentos, aprenderam sobre planejamento, implementação e controle do fluxo de materiais; ponto de origem e ponto de consumo final; componente no lugar certo, no tempo certo e da maneira correta; previsão de demanda; transporte; armazenamento; distribuição; coordenação de informações, recursos humanos e financeiros.
Palavras do professor do curso:
As aulas foram ministradas pelo professor Anderson Fernandes.
- “O curso é de extrema importância, pois não se trata apenas do desenvolvimento profissional que podemos oferecer aos detentos, mas também é uma oportunidade para disseminar a Palavra de Deus”, disse ele.
- “O que compreendo é que o curso amplia a visão do preso, mostrando-lhe que ele pode conquistar seus objetivos de maneira adequada, sem precisar prejudicar ninguém, roubar ou praticar qualquer tipo de crime. O foco deve ser viver de forma justa e honesta”, finalizou o professor.
Sobre o curso “Habilidades Essenciais para Ser um Corretor de Imóveis de Sucesso”:
- Outra parte dos detentos participou do curso “Habilidades Essenciais para Ser um Corretor de Imóveis de Sucesso”.
- Também com carga total de 20 horas;
- O curso foi dividido em diversos módulos.
O que disse o professor desse curso:
As aulas foram ministradas pelo professor Rogério Celestial. Na oportunidade, ele disse:
- “Recebi de Deus o convite para apresentar cursos na minha área profissional dentro do sistema prisional. Como corretor de imóveis, me alegrei muito com essa oportunidade, pois foi uma direção clara de Deus”, compartilhou o professor Rogério.
- “O primeiro curso que oferecemos foi sobre captação de imóveis. Nele, mostramos aos reeducandos que, ao saírem, podem atuar profissionalmente sem depender de carteira assinada ou de terceiros. A proposta é oferecer uma alternativa prática para que eles conquistem autonomia e dignidade por meio do conhecimento”, disse.
- “Neste ano, demos continuidade com o curso ‘Como Ser um Corretor de Imóveis’, abordando conceitos fundamentais da profissão e oferecendo uma base sólida para quem deseja seguir essa carreira”, completou.
Mensagem importante:
Durante os cursos profissionalizantes, todos compreenderam que aquilo que no passado foi bom pode ser ruim para o presente. Mas aquilo que parece ruim agora pode ser o começo de um futuro abençoado.
O que disse o Pastor responsável pela UNP local:
De acordo com o Pastor Franco Custódio da Silva, responsável pelo trabalho evangelístico da UNP no local, no aspecto espiritual, os momentos vivenciados durante o curso são fundamentais.
- “Quando ocorre uma transformação interior, a mudança exterior é apenas uma questão de tempo. Por isso, vemos a importância da Palavra de Deus, que mostra a cada um que eles não estão sozinhos”, ressaltou ele.
- “A UNP acredita em cada reeducando, em seu potencial de mudança e reintegração. Sabemos que é possível se socializar ainda lá dentro e, ao saírem, buscar uma nova vida, seja por meio de um trabalho ou até mesmo como empreendedores”, enfatizou.
Sobre a formatura dos cursos:
- A formatura dos cursos foi realizada na manhã do dia 6 de junho;
- A cerimônia durou duas horas;
- O momento contou com a participação de alguns familiares, que enviaram mensagens em vídeo;
- Ademais, autoridades também estiveram presentes, entre elas o chefe do Departamento de Estabelecimento Penal, a chefe da Divisão de Trabalho e Educação do CEPRMSP – substituta, e o chefe da Seção de Apoio Técnico Administrativo.
Anote:
Ademais, para saber mais sobre os cursos e as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.
Em resumo, seja um voluntário. Procure uma igreja mais próxima e, sobretudo, converse com o pastor.
Seja um patrocinador:
Por fim, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Com isso, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o país.
Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.