Universal nas Forças Policiais: a importância da assistência espiritual aos agentes de segurança

Grupo tem levado a Palavra de Deus e também realizado atividades como palestras e atendimentos junto às instituições

Imagem de capa - Universal nas Forças Policiais: a importância da assistência espiritual aos agentes de segurança

Diuturnamente, eles estão nas ruas das cidades brasileiras para conter toda e qualquer adversidade e, frequentemente, enfrentam ocorrências de maior periculosidade. São agentes de segurança que atuam para garantir o bem estar e preservar a vida das pessoas na sociedade. O risco de morte que correm é iminente. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ano passado, mas referente ao ano de 2018, um total de 343 agentes da Polícia Civil e da Polícia Militar, em serviço ou não, foram assassinados no País durante o período analisado.

Outra pesquisa, divulgada também em 2019, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (Gepesp), apontou uma informação também preocupante: mais agentes de segurança pública tiraram a própria vida do que morreram durante o serviço em 2018. Em uma comparação ao ano anterior (2017) foi um aumento expressivo, de 28 para 67 casos (140%). O número inclui suicídios e também homicídios seguidos de suicídios entre os profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

A importância da assistência espiritual

Apesar de todo preparo que esses homens e mulheres possuem para o papel que exercem, é muito importante que eles sejam também apoiados psicológica e espiritualmente. E, é com o objetivo de dar apoio espiritual e social aos agentes de segurança de todo o Brasil, que o grupo Universal nas Forças Policiais (UFP) tem levado a Palavra de Deus e também realizado atividades como palestras e atendimentos junto às instituições.

Recentemente, na Catedral da Universal de Praia Grande, cidade do litoral de São Paulo, oficiais do 45° BPM/I – Batalhão da Polícia Militar participaram de um café da manhã nas dependências do templo e foram recebidos pelos pastores e também por voluntários do grupo. Nesse encontro, o Pastor Marcos Dias, responsável pela Universal na cidade, e o Pastor Diego Silva, responsável pelo grupo Universal nas Forças Policiais na região, falaram sobre a importância da assistência espiritual e social que o grupo vem realizando junto aos policiais em todo o País.

Além disso, colocaram o espaço físico da Igreja à disposição para reuniões, formaturas e eventos da instituição militar, a exemplo do que tem sido feito também em outras cidades. Participaram do encontro o Comandante do 45° BPM/I, o Tenente-Coronel Fincatti; o Subcomandante, Major Carlos; o Comandante da 1°Cia/45° BPM/I, Capitão Ferreira; e a Cabo Waldirene Ferreira, assistente de relações públicas. Eles ficaram gratos pela recepção e destacaram a importância do trabalho da Igreja com os policiais. Ao final, todos foram presenteados com exemplares da Bíblia.

“O trabalho da UFP é de extrema importância. Porque o agente de segurança tem uma carga de responsabilidade muito grande com a sociedade e com a sua própria família. Mesmo com todo o preparo que ele apresenta é muito importante que separe um momento de reflexão como prioridade. Para que Deus venha protegê-lo e abençoá-lo. Nós do grupo, nos empenhamos para oferecer apoio para que o policial saiba como cuidar da vida emocional, familiar e espiritual. E, para lidar com toda a pressão da suas funções no dia a dia”, afirmou o Pastor Diego.

Conheça mais sobre o trabalho do UFP, acessando a página oficial do grupo no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Cedidas