Universal 45 anos: Perseguições foram combustíveis para as conquistas

Relembre algumas lutas enfrentadas ao longo desses 45 anos de história

A Universal está completando 45 anos de existência. E para relembrar toda a trajetória de fé e conquistas, estamos realizando uma série de matérias especiais.

Na matéria de hoje você irá entender que a história da Universal também foi marcada por momentos de perseguição e de superação.

Relembre algumas dessas perseguições:

  • Prisão do Bispo Macedo: Em 24 de maio de 1992 o líder e fundador da Universal, Bispo Edir Macedo foi preso injustamente e passou onze dias atrás das grades, ao lado de presos comuns. “É um choque muito grande, uma agressão violenta. Só quem já ficou atrás das grades pode explicar exatamente o que significa”, disse ele.

Tudo aconteceu repentinamente ao sair de um culto com a família, em um domingo, no dia. E as acusações eram charlatanismo, curandeirismo e estelionato. Depois de uma verdadeira guerra judicial ele foi solto, em 3 de junho, uma quarta-feira e posteriormente absolvido de todas as acusações.

  • Rebelião em Angola: Em 22 de junho de 2020 a Universal no país africano começou a ser atacada por dissidentes (expulsos da instituição por desvios de conduta e crimes), que iniciaram uma série de rebeliões para tomar o controle à força da instituição no local.

Neste período, igrejas foram invadidas, depredadas, roubadas e violadas e só após quase dois anos de luta judicial e espiritual, o Bispo Honorilton Gonçalves e outros três oficiais da igreja foram absolvidos, as contas desbloqueadas e os templos reabertos.

  • Fake news: Constantemente inúmeras fake news (notícias falsas) são espalhadas na internet sobre aUniversal. O que leva diversas pessoas ao engano e a tirarem conclusões precipitadas sobre as obras realizadas pela igreja. Nesta página você pode conferir de perto o que são os mitos e verdades da Universal. 

Além disso, diversos testemunhos comprovam que pessoas tinham preconceito de conhecerem a Universal devido às fakes news, mas ao chegarem até lá tiveram suas vidas transformadas. 

Tudo devido à fé:

“Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, exultem com grande alegria. Se vós sois insultados por causa do nome de Cristo, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Se algum de vós sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.” I Pedro 4.13-16

Desta forma a Palavra de Deus é clara acerca da recompensa para aqueles que sofrem devido ao seu amor e obediência ao Senhor Jesus, como descrito no versículo acima.

E o Bispo Macedo, na Bíblia Comentada, ressalta que nenhuma dessas perseguições são incomuns aos cristãos. Contudo, diante de todas as lutas é o próprio Espírito Santo que concede o estímulo à fidelidade, à força e à paciência para enfrentar de cabeça erguida as dores, a intranquilidade e as angústias sobrevindas por meios da perseguição.

“Podemos nos identificar com Ele, e Ele conosco nessas aflições. Assim como o Filho viveu neste mundo para dar testemunho do Seu Pai e morreu para fazer a Sua vontade, precisamos estar prontos para sofrer o que for preciso, sem jamais negar a fé ou nos render ao pecado”, escreveu ele.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Epitacio Pessoa - AE - Demetrio Koch - Cedida - Reprodução