Um amor ferido pelo passado

O casamento dos pais da protagonista de Tagem, da Record TV, é cercado de conflitos que poderiam ser vencidos se Heloísa e Júlio conhecessem o amor inteligente

Imagem de capa - Um amor ferido pelo passado

Em Todas as Garotas em Mim, a série da Record TV que é carinhosamente chamada de Tagem, vemos a fantasia levar Mirela (Mharessa) a vivenciar as histórias bíblicas e, com as lições aprendidas, lidar com os desafios da juventude. Mas, na trama contemporânea, os problemas do dia a dia revelam que a vida não é um conto de fadas em que o amor é capaz de superar tudo sozinho.
No conturbado casamento dos pais da protagonista, o casal é assombrado por profundos ressentimentos e mágoas que o impede de superar o passado. Os cônjuges permanecem juntos porque ainda se amam, mas será que só o sentimento será suficiente para manter essa união que parece estar à beira do colapso?

Depois de ser traída, Heloísa (Rhaissa Batista) faz da carreira profissional sua válvula de escape. Em entrevista exclusiva à Folha Universal, a atriz contou que sua personagem não consegue perdoar e coloca a mágoa e o orgulho na frente: “ela faz isso e acaba se machucando e errando mais, em vez de resolver a situação. Ela não tem uma relação saudável com o Júlio, mas, ao mesmo tempo, não quer largá-lo”.

Renato Cardoso, palestrante sobre o amor inteligente, explicou durante uma encontro que a mágoa nunca está sozinha: “ela vem acompanhada de ódio, raiva, desejo de vingança, inveja e amargura.

Todos esses companheiros da mágoa ficam morando dentro da pessoa, enquanto ela perde seus relacionamentos”. Por isso, apesar da traição ter sido o início do problema do casal, é a mágoa enraizada que prolonga o sofrimento.

O perdão não é opcional
Ângelo Paes Leme, que interpreta Júlio, contou à Folha Universal que o casal tenta, mas não consegue direcionar o casamento para outro caminho que não seja o da mágoa. “As dores desse casal é um lugar que não é fácil de acessar, um lugar de profundo sofrimento e decepção que assombra o casamento e toda a vida do Júlio”, destaca.

Para Renato Cardoso, é possível que um casal supere a traição e recomece, mas é necessário que haja um real arrependimento de quem errou e o perdão de quem foi traído. “Se o casal ficar junto e não houver perdão, vai viver um inferno; se a pessoa se separar e não perdoar, vai continuar revivendo a traição. Então, o perdão não é opcional, é uma questão de sobrevivência para superar o que aconteceu”, esclareceu.

Renato ensina que, para recomeçar, o casal precisa seguir alguns passos que Heloísa e Júlio ainda não deram: reconhecer os erros, tanto do traidor quanto do traído; decidir o que farão de diferente quanto a comportamento e pensamento; e, por fim, agir em prol dessa mudança e reconstrução. Porém, Renato lembra que esse é um trabalho da razão e não da emoção: “o casal precisa estar atento ao emocional, porque as lembranças vão tentar assombrá-lo, mas é necessário que não ceda ao sentimento para que não se sabote”.

Para descobrir se o casal de Tagem conseguirá ou não encontrar essa solução para superar as mágoas do passado e, enfim, viver um amor inteligente, acompanhe a série de segunda a sexta-feira, com reprise dos melhores momentos aos sábados, a partir das 21 horas, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: Edu Moares