Troque a mentira pela verdade

Veja como esta ação pode fortalecer a confiança em todos os setores da sua vida

Imagem de capa - Troque a mentira pela verdade

Quem não conhece um homem que mente? Muitas vezes, ele tem essa atitude desde cedo. Não são raros os casos em que a mentira estava presente desde a infância em sua vida: seu pai mentia para sua mãe e vice-versa e essa tradição ruim passou para ele. Hoje, como marido, ele também mente em seu novo ambiente familiar. Há casos em que o homem aprende a mentir com os outros. Ele acha que pode ser malandro e parecer mais esperto do que as pessoas à sua volta. Uma de suas pretensões, a cada vez que mente, é estar sempre um passo à frente de todos no jogo da vida.

Medo
Para o palestrante Renato Cardoso, uma das razões principais para que a mentira aconteça é o medo. “As pessoas mentem porque sentem medo de alguma coisa: de perderem um benefício ou a reputação; de serem punidas ou da reação da outra pessoa diante da verdade. Como o medo é algo comum a todo ser humano, a mentira também é. O medo é um dos maiores geradores de mentira e de mentirosos”, explica.

Pior erro
Renato Cardoso avalia que a mentira é muitas vezes pior do que o erro que se pretende encobrir porque ela arruína a confiança. “A mentira destrói um relacionamento porque não dá chance de reparação. Muitas falhas podem ser superadas, mas como continuar um relacionamento com quem você não conhece ou acha que conhece e depois é surpreendido com uma nova informação?”, questiona.

Sem credibilidade
Além da mentira afetar o casamento, ela também pode prejudicar a relação com amigos e colegas de trabalho, por exemplo, pois quebra a credibilidade que foi depositada em quem antes não mentia ou parecia não mentir – algo que pode ser traumático para todos que acabam envolvidos.

Maior exemplo
Renato Cardoso ainda afirma que para que essa má atitude cesse é preciso que o homem aprenda a ser honesto consigo mesmo e reconheça o que teme. “Se o homem mente, como espera que Deus seja verdadeiro com ele? Sabe por que podemos confiar na Palavra dEle? Porque ela é a verdade. Ele disse: ‘eu velo sobre a minha Palavra’. Nem uma vírgula do que está escrito na Bíblia vai falhar em ser cumprida. Por isso, devemos seguir esse exemplo.”

Joia
De acordo com o palestrante, se houve mentira em seu casamento não significa que precise continuar existindo. “Você pode parar e nunca mais recorrer a esse expediente medíocre, porque o casamento é o empenho da palavra. É como o sistema de penhora. Se você já penhorou uma joia, sabe como funciona. Você a deixa lá, pega o dinheiro e fala: ‘eu vou voltar para resgatá-la’. A joia é a garantia de que você vai retornar e cumprir o que prometeu. Caso não cumpra, você perde o que foi penhorado.”

Palavra de valor
Na opinião de Renato Cardoso, a palavra de um homem tem valor. “Quando ele fala, tem que cumprir. Assim é no casamento, assim é em sua vida. Um homem de verdade honra aquilo que diz em todas as situações pelas quais passa. A verdade, por mais dura que seja, pode machucar, pode ser difícil de ouvir, mas depois promove cura. Ela fortalece a confiança”, avalia.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Fotolia