“Solidariedade sem Nacionalidade” ajuda refugiados na Romênia

Voluntários doarão 24,7 toneladas de alimentos, água e itens de higiene

Neste sábado (21), acontecerá o evento “Solidariedade sem Nacionalidade” em apoio aos refugiados ucranianos que estão vivendo na Romênia. Serão doadas 24,7 toneladas de donativos entre alimentos, água mineral e produtos de higiene. Os organizadores estimam que cerca de 2 mil exilados compareçam na ação, que acontecerá no RomExpo, em Bucareste, capital e centro comercial do país.

Segundo o portal da agência da ONU para refugiados (Acnur), foram contabilizados 6.409.655 expatriados ucranianos. Dentre esses, 943 mil se deslocaram para a Romênia.

Através do programa Unisocial, a Igreja Universal do Reino de Deus tem mobilizado voluntários em diversas localidades da Europa para prestar assistência aos exilados da guerra na Ucrânia.

Os donativos que serão entregues no “Solidariedade sem Nacionalidade” foram enviados, recentemente, pela Unisocial da Bélgica e de Luxemburgo como contribuição nessa grande causa humanitária. São 19 toneladas de alimentos, 2,5 toneladas de água e 1,5 tonelada de produtos de higiene.

Além da ajuda enviada pelos países, a Universal da Romênia arrecadou e doará mais 1,7 tonelada de alimentos.

“Estamos nos preparando para realizar esse grande evento e alcançar os cidadãos ucranianos que chegaram até a Romênia apenas com a roupa do corpo. Esperamos ajudar muitas famílias”, afirma o responsável pela Universal no país, Bispo Julio Faustino.

Os voluntários do Unisocial têm se deslocado aos locais que abrigam os refugiados e entrado em contato com as associações para informar sobre a doação que será realizada. Anteriormente, já visitavam constantemente centros de acolhimento para levantar as necessidades das famílias e realizar doações de alimentos.

O programa já fez uma triagem e elaborou uma lista com o nome das pessoas que precisam receber a doação. Além dos donativos, elas também receberão no evento uma palavra de ânimo e esperança.

A Igreja Universal está presente na Romênia há 20 anos e trabalha de forma ativa para amparar a população através dos programas sociais. Um deles é o Unisocial, que, no ano passado, beneficiou 526.098 pessoas no Brasil e exterior.

imagem do author
Colaborador

UNIcom