Socialistas derrubam lei que proibiria propaganda com ideologia de gênero para crianças

Emenda do PSOL muda projeto original e deputados aceitam

Imagem de capa - Socialistas derrubam lei que proibiria propaganda com ideologia de gênero para crianças

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o Projeto de Lei 504/2020. O PL, originalmente, proibiria que qualquer veículo de comunicação transmitisse publicidade que contivesse “alusão a preferências sexuais e movimentos sobre diversidade sexual relacionado a crianças”.

O PL nasceu em agosto de 2020 e é de autoria da deputada estadual Marta da Costa (PSD). De acordo com ele, “o uso indiscriminado deste tipo de divulgação traria real desconforto emocional a inúmeras famílias, além de estabelecer prática não adequada a crianças que ainda, nem sequer, possuem – em razão da questão de aprimoramento da leitura (5 a 10 anos) – capacidade de discernimento…”

Ao contrário do que grande parte da imprensa tem noticiado, o PL não proibia que pessoas do grupo LGBTQIA+ fizessem publicidade. Conforme o cidadão paulista pode constatar clicando aqui e acessando o texto original do PL, apenas publicidade relacionada a crianças seriam proibidas, em movimento que visa o bem delas.

A votação do PL foi adiada duas vezes por falta de quórum. Quando finalmente houve a votação, os deputados optaram por substituir a proibição de assuntos relacionados à ideologia de gênero por conteúdos relacionados a drogas, sexo ou violência explícita. Agora a PL será novamente discutida e nova votação será marcada.

Embora esses também sejam temas importantes, o projeto original foi modificado em sua essência. Não voltará à votação, pela PL 504, a questão de conteúdos que tratem de identidade de gênero para crianças.

Como explicou o Bispo Renato Cardoso, durante o programa Entrelinhas do último domingo (02), “ninguém aqui está promovendo homofobia, promovendo discriminação, desrespeito. Pelo contrário: nós estamos aqui tentando garantir o respeito. O respeito para com o seu filho”.

O Bispo explica que “normalmente, os políticos que promovem essa agenda são os partidos de esquerda, como o PSOL, PCdoB, PT”. Nesse caso, foi justamente uma deputada do Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, que propôs a exclusão do projeto original.

Por isso, é importante que as pessoas aprendam sobre política, por mais aversão que tenham ao tema. Afinal, são os políticos que decidem pautas tão importantes quanto essa para nossa sociedade. Votar em quem representa os seus valores é fundamental para construir a sociedade que se deseja.

Para entender mais sobre a maneira que a ideologia de gênero afeta as crianças, quando tratada superficialmente – como é feito em publicidades que, em geral, têm 30 segundos de duração –, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images