Sensíveis demais

Muitos homens deixam as emoções sabotarem suas escolhas, o que lhes prejudica em todas as áreas

Imagem de capa - Sensíveis demais

Você talvez conheça aquele cara que faz questão de andar com roupas de grife que estão acima de suas condições financeiras porque acha que deve transmitir a imagem de bem-sucedido para cair nas graças dos clientes e das mulheres. Alguém que até não era malvestido antes, embora não usasse roupas caras, mas de qualidade. Sua sensibilidade está em considerar o que os outros pensam dele ou de sua aparência.

Há também aquele homem que está ansioso por causa dos problemas na família, por ter de administrar a nova rotina de trabalho imposta pela pandemia do novo coronavírus ou pelo fato de sua renda ter diminuído e, com isso tudo, desconta seus anseios na comida e descuida da alimentação. Por causa de suas emoções à flor da pele, aquelas ocasiões de acordar de madrugada e orar se transformaram em assaltos à geladeira. Não existe racionalidade aí.

É claro que em situações como estas a saúde paga o pato. O sobrepeso traz doenças, diminui a autoestima, e ainda traz mais ansiedade, que acaba gerando mais tentativas de se consolar com hambúrguer gorduroso, batatas fritas repletas de sal, tortas de chocolate inteiras e bebidas vendo bobagens na TV “para não pensar”. Orar? Isso virou coisa do passado. Esse sujeito ainda fala um palavreado chulo e prefere fugir para o boteco mais próximo. Por seguir seus sentimentos e seu coração, acaba até dando algumas respostas atravessadas à sua esposa ou namorada, por exemplo.

É comum que homens que se encaixam nos perfis citados acima se perguntem, em um momento de silêncio: “de onde vieram todas essas tribulações, logo quando minha vida tinha entrado nos eixos?” Você se identificou com isso?

A resposta é simples: aquele homem sensato, que usava a razão na hora de planejar seu trabalho, aproveitava os momentos em família, cuidava de si, dava atenção à esposa e era um porto seguro para a família na hora das dificuldades se deixou levar pela emoção gerada pelas circunstâncias – que, em um círculo vicioso, sempre pioram por conta de atitudes impensadas.

Infelizmente, muitos homens deixam as emoções os dominarem. Sensíveis demais tornam-se vítimas das próprias emoções, que eles mesmos ou os outros lhes causam. Agindo por impulso, não veem mais as coisas darem certo. “Quando você coloca as emoções à frente, você multiplica os problemas e é capaz de tomar atitudes irracionais”, disse o Bispo Renato Cardoso em um episódio do programa Entrelinhas, do Univer Vídeo, que abordou este assunto.

E o diabo se aproveita do homem sensível. Ele não perde essa brecha, armando uma armadilha para pegar aquele que foca nas emoções que surgem em meio aos problemas e não na vontade de Deus em sua vida.   

Por isso, vale um aviso: quando não se usa a razão para equilibrar as situações ocorre também o afastamento de Deus. Quantos homens não se distraem pelo prazer causado pela falsa sensação de segurança material e deixam a área espiritual para depois?

A Bíblia diz que “todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura.” (Provérbios 13.16). A boa notícia é que você ainda pode deixar o Espírito Santo lhe trazer a razão e a inteligência para poder fazer as escolhas certas e ser um homem
bem-sucedido de fato. Isso está ao alcance de qualquer pessoa. Portanto feche a geladeira, use a inteligência e medite na Palavra de Deus.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel  / Foto: Getty Images