Saiba o que Jesus fez na terça-feira da Semana Santa

Aprenda as duas importantes lições contidas na figueira seca

Imagem de capa - Saiba o que Jesus fez na terça-feira da Semana Santa

Durante a semana que antecedeu a Sua morte e ressurreição, o Senhor Jesus deixou aos discípulos e ao mundo lições valiosas que norteiam a vida de todos os cristãos genuínos.

Por isso, desde o domingo último (5), em seus cultos online, a Universal está refazendo os passos do Senhor durante os últimos dias aqui na Terra, os quais correspondem à Semana Santa.

Veja aqui os passos anteriores:

Domingo: Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

Segunda: Purificação do Templo

A figueira seca e o seu significado

Embora tenha sido também na segunda-feira que Ele amaldiçoou a figueira, somente no dia seguinte, isto é, na terça-feira, é que, ao retornarem, os discípulos constataram que ela havia secado e o Senhor Jesus explicou a eles o que aquilo significava.

“E eles, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes. E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira, que tu amaldiçoaste, se secou. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.

Marcos 11.20-26.

Durante o culto on line, transmitido nesta terça-feira, às 10h, o Pastor Guilherme Grando explicou que aquele tipo de figueira primeiro dá o fruto e só depois surgem as folhas. Por isso, quando os discípulos a avistaram, correram em direção a ela certos de que encontrariam frutos. Mas, para surpresa deles, não havia nenhum.

Indignado, o Senhor Jesus, então, a amaldiçoou. “E Jesus, falando, disse-lhe: Nunca mais coma alguém fruto de ti, para sempre. E os seus discípulos ouviram isto.” Marcos 11.14

O poder da fé e do perdão

Qual lição o Senhor Jesus quis deixar com o que aconteceu com essa figueira? Ele quis mostrar aos discípulos e a todos que viriam a crer no Seu Nome, o poder sobrenatural da fé. Mas, também, deixar claro que para que ela produza resultado, existe uma condição. E assim, deixa outra lição ainda mais valiosa: o poder do perdão.

“Depois de ter exaltado o poder da fé, Jesus faz um alerta: para que a fé funcione, você tem que liberar perdão. Porque se você não pratica o perdão, a fé é inoperante, não funciona. Quando você não libera perdão, a sua fé é neutralizada, não produz resposta”, explicou o Pastor Guilherme.

Contudo, esse perdão precisa ser genuíno. Essa foi  outra lição que o Senhor Jesus quis ensinar aos discípulos: o perdão verdadeiro e o falso. A exemplo dessa figueira, que aparentava ter frutos, mas não tinha, muitas pessoas passam a imagem de alguém que perdoou, mas, ainda, guardam dentro de si uma mágoa e, por conta disso, suas orações não são atendidas.

“Tem muita gente que, aparentemente, perdoou. Quem olha de longe, quem não convive com ela, pensa: ‘poxa, essa pessoa é uma guerreira, passou por tanta coisa e perdoou!’. Como quando Jesus olhou de longe aquela figueira, mas ao chegar perto viu que ela só tinha ‘aparência’, mas não frutos”, explicou.

Vale lembrar que isso, também, diz respeito ao autoperdão. Pois, de igual modo, quem não perdoa a si mesmo, sua fé não traz resposta.

Autoanálise

Talvez, há muito tempo, você vem orando a Deus, pedindo uma resposta e até está chateada, porque sua oração não foi atendida. Então, faça uma autoanálise agora:

Será que o perdão que você deu foi verdadeiro ou como uma figueira cheia de folhas, mas sem frutos?

Porque aquela determinada pessoa ainda te incomoda tanto? Você já pensou nisso? Analise e veja se você ainda não carrega um pensamento ruim em relação a ela. Talvez, aí esteja a razão de a sua vida estar seca e sem frutos, tal como aquela figueira.

Reuniões diárias

Assista às reuniões que estão sendo transmitidas, ao vivo, pela TV UniversalUniver VídeoRede Aleluia de rádio, pelos canais de televisão 21, CNT e Rede Família, além das redes sociais da Igreja (Facebook Youtube), nos seguintes horários:

joao doria

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução