Retrospectiva 2019: veja os principais acontecimentos da Universal

Conheça abaixo os fatos marcantes deste ano

Imagem de capa - Retrospectiva 2019: veja os principais acontecimentos da Universal

O ano de 2019 está chegando ao fim. Ao longo dos 365 dias, a Universal desenvolveu diversas atividades, a fim de que pessoas fossem ajudadas e, sobretudo, alcançassem a salvação.

Acompanhe no vídeo abaixo um pouco mais sobre o ano da Universal:

 

Em janeiro, por exemplo, aconteceu a primeira ação do “Ponto de Oração”. Por todo o País, milhares de voluntários da Universal foram às ruas levar um momento de paz, em meio à correria do dia a dia.

Além disso, eles ainda levaram orações e aconselhamentos a quem passava pelos principais pontos dos estados brasileiros. Em São Paulo, a ação aconteceu no bairro do Brás, com a presença do Bispo Renato Cardoso.

Neste mesmo mês, o grupo de evangelização da Universal (EVG) também realizou um núcleo de oração no aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

“Esse trabalho no setor ecumênico, em Guarulhos, é a primeira porta que se abriu. Pois percebemos a importância de semear a Palavra nesses lugares”, disse o Bispo Alessandro Pascoal, na época.

Visitas ilustres

Este ano, o Templo de Salomão recebeu milhares de pessoas, entre elas, os atores da novela Jesus, que foi exibida pela Record TV.

Atores da novela Jesus realizam tour no Templo de Salomão

Dudu Azevedo, protagonista da trama; Fernando Pavão, que interpretou Petronius; Beth Goulart, intérprete de Mirian; Manuela do Monte, que deu vida à Laila; Petrônio Gontijo, que viveu Pedro; André Gonçalves, que fez o papel do vilão Barrabás; Adriana Garambone, que interpretou a prostituta Adela, e em uma das cenas secou os pés de Jesus com os cabelos; Rodrigo Andrade, que viveu Simão Zelote, irmão de Barrabás; Ernane Moraes, que foi Nicodemos; e Paula Richard, autora da novela, estiveram acompanhados de Miguel e Ana Lacerda, consultores bíblicos da teledramaturgia.

O secretário de turismo da capital paulista, Orlando Faria, também visitou o local. A autoridade foi acompanhada pelo Bispo Eduardo Bravo, que iniciou o passeio pela esplanada do Templo, depois se dirigiu ao Jardim Bíblico, localizado na área externa. Além do secretário, estiveram presentes também o vereador André Santos; o deputado estadual Sebastião Santos e uma comitiva.

Além disso, lideranças evangélicas de diferentes denominações, de todo o Brasil, também visitaram o Templo de Salomão. Em especial, durante o mês de abril, milhares participaram do Congresso Renovação – Santa Ceia da Unidade, com a presença do Bispo Edir Macedo. Cerca de 6 mil estavam presentes no Templo de Salomão e outros milhares acompanharam por videoconferência.

O Templo de Salomão também recebeu a exposição fotográfica “Jerusalém – A cidade da fé”. A mostra apresentou, por meio de fotografias, a cidade sagrada que representa os pilares da fé e da espiritualidade de milhões de pessoas em todo o mundo. As atividades foram gratuitas e abertas ao público.

Celebrações

Este ano, também aconteceu a cerimônia de troca das bandeiras, no Templo de Salomão. A solenidade contou com mais de 20 mil pessoas e com a presença de cônsules e embaixadores de 27 países.

O Bispo Edir Macedo esteve presente e fez uma oração endereçada aos países. Ao som do Hino Nacional, interpretado pelo Coral do Templo de Salomão, os presentes acompanharam o hasteamento de 127 bandeiras, representando as nações onde a Universal realiza o trabalho evangelístico, mais a bandeira da Universal.

Em 2019, a Universal completou 42 anos e foi homenageada em diversos locais do Brasil. A principal das homenagens aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde deputados, ao lado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, prestaram suas homenagens.

Durante a solenidade, conduzida pelo 1° vice-presidente da câmara, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos), o presidente manifestou seu desejo de conhecer o Templo de Salomão.

Templo de SalomãoE assim o fez. Posteriormente, o Presidente do País visitou o Templo de Salomão, onde teve sua vida apresentada a Deus, pelo Bispo Edir Macedo.

“O Senhor escolheu esse homem para liderar as mais de 210 milhões de pessoas neste País. O Senhor sabe que o nosso trabalho tem sido dedicado aos sofridos, e quando fomos imbuídos, pela fé, de consagrá-lo e derramar o óleo, que representa o Seu Espírito, sobre a cabeça dele, nós tínhamos a certeza que, através dele, o Senhor iria mudar a nação”, disse o Bispo Edir Macedo, durante sua oração, na ocasião.

O Templo de Salomão também recebeu representantes da Marinha do Brasil, Aeronáutica, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Militar. Assim como do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e agentes penitenciários, para uma reunião especial de Consagração e Condecoração das Forças Armadas e Policiais do País.

Os policiais participaram da reunião das 9h30, ministrada pelo Bispo Renato Cardoso. Durante o encontro, ele ressaltou a importância de obedecer a Deus, colocá-lO à frente das decisões e buscar, primeiramente, o Seu reino.

Estreias e inaugurações

Nada a Perder 2Em 2019, foi lançado o segundo filme que conta a história de fé do Bispo Edir Macedo. Nada a Perder 2 chegou aos cinemas do Brasil e de diversos países mundo afora.

Além do mais, pensando nas inúmeras pessoas que não possuem acesso à cultura e que não têm a oportunidade de entrar em uma sala de cinema, foi criado o Cinema Solidário – um projeto itinerante que leva produções, gratuitamente, a lugares que elas não costumam chegar.

Para que esta missão seja cumprida também com o filme Nada a Perder 2, um ônibus personalizado percorre quilômetros de estradas com equipamentos de última geração. O veículo esteve em diversos Estados brasileiros e no exterior, como Argentina, Chile, Uruguai e Equador.

A Catedral da Universal no Soweto, uma das principais locações selecionadas para a gravação de cenas de “Nada a Perder 2”, também foi o lugar escolhido para a primeira exibição do longa-metragem na África do Sul. A estreia da segunda parte do filme, que retrata a trajetória do Bispo Edir Macedo e da Universal, contou ainda com a presença do ator Petrônio Gontijo e com mais de 30 mil pessoas.

O ano de 2019 também foi marcado por inaugurações de templos da Universal. Em Taubaté, por exemplo, no interior de São Paulo, a Universal inaugurou sua sede própria na cidade, depois de 23 anos em um prédio alugado.

Universal Tocantins

Este ano foi especial também para o povo de Palmas, no Tocantins (foto acima). Isso porque em 2019 a nova catedral do estado foi inaugurada. Um espaço com capacidade para 1700 pessoas, que teve a cerimônia de inauguração realizada pelo Bispo Renato Cardoso.

Na capital de São Paulo, mais precisamente no bairro de Vila Madalena, mais uma Universal foi inaugurada este ano.

Vila Madalena

“Nosso objetivo aqui é abrir uma casa de oração para todos os povos, conforme o Senhor determinou. Queremos consagrar este ambiente como uma oferta para que o Espírito Santo possa operar na vida de todos que aqui entrarem, começando neste momento. Que o Senhor use as pessoas que trabalharão aqui, não por salário, mas por amor às almas”, disse o Bispo Renato, em sua oração de consagração, na presença de aproximadamente 300 pessoas.

Este ano, no Rio de Janeiro, foi reinaugurada a Catedral Mundial da Fé. Localizada em Del Castilho, a cerimônia foi realizada pelo Bispo Edir Macedo.

Catedral Mundial da Fé em Del Castilho

“A reinauguração deste templo cria um divisor de águas na sua vida. O que você foi antes passou, mas o que vai acontecer daqui para frente é o que fará a diferença na sua vida”, disse o Bispo em sua oração, na ocasião.

A mais recente foi inaugurada no último domingo (29), em Teresina, no Piauí. Em uma reunião especial, realizada pelo Bispo Renato Cardoso, às 18h, o local foi consagrado a Deus para que almas sejam alcançadas. “Só de entrar, que as pessoas já percebem Sua presença. Eu te peço que o Senhor encha este templo com a Tua unção. Que todos que pisarem aqui sejam abençoados, libertos e salvos”, disse o Bispo Renato em sua oração de consagração do novo espaço.

Novo Templo da Universal no Piauí

Ações Sociais

Como de costume, a Universal, em 2019, continuou com os trabalhos sociais que já desenvolve há mais de 40 anos.

Em Salvador, por exemplo, voluntários do grupo Força Jovem Universal (FJU) se uniram para abastecer hemocentros da capital baiana.

Em Roraima, voluntários da Universal ajudaram mais de 40 mil imigrantes venezuelanos. Doações de alimentos e atendimento médico foram oferecidos para os venezuelanos que se encontram na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, localizada na cidade de Pacaraima.

Em Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro, voluntários da Universal realizaram uma ação que alcançou mais de 800 famílias da região.

Na oportunidade, foram oferecidos serviços de assistência social; de estética, como manicure e cortes de cabelo; e de saúde, como aferição de pressão e medição de glicemia. Também ocorreram diversas recreações para as crianças, como teatro, danças, muita animação e distribuição de doces.

voluntariado

Em outubro último, um prédio residencial de sete andares desabou no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, capital do Ceará.

Logo que souberam da ocorrência, cerca de 200 voluntários da Universal se deslocaram ao endereço para prestar auxílio ao Corpo de Bombeiros. Água, alimentação e frutas foram levadas aos profissionais. Além disso, voluntários técnicos de enfermagem também prestaram atendimento de primeiros socorros. Saiba mais clicando aqui.

Fake News

Em 2019, infelizmente, as inúmeras fake news, difamando a Universal, também se fizeram presentes. Este ano, a imprensa do País afirmou que a Universal estaria ajudando na coleta de assinaturas para a criação do partido Aliança pelo Brasil, do Presidente Jair Bolsonaro. O que é uma mentira. Veja mais aqui.

Também inventaram que seguranças da Universal teriam agredido um morador de rua, por ter pichado o muro de um templo da Universal. Mais uma fake news tentando manchar a reputação da Universal. Confira aqui.

Este ano, outros boatos, também, se espalharam. Afirmaram que a Universal de Angola teria “rompido” com a instituição – que está presente em 127 países dos 5 continentes. O que aconteceu, na verdade, foi uma trama elaborada por um grupo de ex-oficias que foram expulsos da Igreja e tentaram simular uma “rebelião” utilizando a imprensa angolana. Veja a verdade, clicando aqui.

tvi 1

Em Portugal, mais uma vez a verdade venceu as mentiras. A TVI foi frustrada em sua tentativa de difamar a reputação da Universal. Em maio deste ano, o Ministério Público de Portugal arquivou o inquérito que investigava supostas adoções ilegais na Universal. Além disso, também recebemos o direito de resposta a essa mentira infundada.

A imprensa de Portugal tem destacado nos últimos dias a venda da Media Capital – dona da TVI (emissora de televisão portuguesa, em funcionamento desde 1993) – à Cofina, editora portuguesa fundada em 1995, dona de veículos como o Correio da Manhã, jornal de maior circulação do país.

Depois de prejuízos de quase cinco milhões de euros no terceiro trimestre, a TVI anunciou uma quebra de 90% dos lucros nos primeiros nove meses de 2019 – num contexto de perda de audiências. A Prisa espera fechar o negócio no primeiro trimestre de 2020.

Propósitos de fé

O ano de 2019, não poderia finalizar sem que vidas fossem transformadas por meio da fé. Muitas foram as pessoas que participaram das campanhas da Universal, como por exemplo “O Jejum de Daniel”. Foram 21 dias dedicados a busca intensa ao “Espírito Santo”. E quem se entregou a Deus nesse período alcançou a plenitude de Deus. A exemplo do jovem Bryan, que era viciado em drogas, pensava no suicídio e se automutilava. Mesmo assim, Deus o salvou. Conheça sua história.

entrega bryan

Neste ano de 2019, a campanha da “Fogueira Santa de Israel no Monte Sinai”,  foi realizada durante o mês de dezembro, e muitas pessoas relataram suas experiências com Deus. A exemplo do cearense Silvano Rodrigues da Silva Costa, de 43 anos. Ele teve uma infância cheia de privações, pois os pais trabalhavam na roça e dividiam um ovo para quatro filhos. Um dia, ele foi abordado por um rapaz que explicou que Deus tinha planos para ele. “Naquela hora eu disse que não queria um plano, queria comida e ele me levou à Universal. A princípio não gostei, mas quando cheguei lá me senti tão bem que a fome até passou”. Saiba mais sobre a história dele.

fogueira santa, fé, sucesso, financeiro

Ademais, mais um ano chega ao fim e outro se inicia, com a certeza de que ainda há muito o que fazer e almas para alcançar. Sem se deixar abalar com as dificuldades e tendo a confiança de que Quem nos enviou, também nos guiará para fazer a Sua vontade.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Fotos: Arquivo