Racismo: Jogador brasileiro é alvo de ataques na Rússia

Bastou o Zenit anunciar a contratação nas redes sociais, que inúmeros torcedores enviaram mensagens preconceituosas

Imagem de capa - Racismo: Jogador brasileiro é alvo de ataques na Rússia

O jogador de futebol brasileiro Wendel foi alvo de racismo em seu novo time, antes mesmo de vestir a camisa do clube. Bastou o Zenit (Rússia) anunciar a contratação nas redes sociais, que inúmeros torcedores enviaram mensagens preconceituosas.

“Os jogadores de futebol brancos do planeta acabaram?”, questionava um.

“Não há preto nas cores de nosso time”, esbravejava outro.

As ofensas foram tantas quantas o outro jogador brasileiro, Malcom, sofreu há cerca de um ano, quando também foi jogar em São Petesburgo, cidade do Zenit. E esse é um crime recorrente tanto na Rússia como em muitos outros países. Inclusive o Brasil, onde a maioria da população é negra, sofre com casos de racismo dentro e fora do futebol.

Racismo x inteligência

Wendel foi uma contratação cara: o equivalente a mais de R$ 130 milhões. Isso porque o jogador foi campeão em todos os times em que passou e ainda é jovem, com muito potencial para evoluir. Além disso, esteve nas categorias de base da Seleção Brasileira, o que pode lhe abrir espaço para a Seleção principal.

Atributos que convenceriam qualquer torcedor a querer Wendel em seu time. Mas não convence aos preconceituosos.

“Há pessoas que simplesmente não reagem a um argumento inteligente. Por alguma razão, é como se a sua massa encefálica tivesse virado gelatina. Não funciona. É o caso de pessoas preconceituosas, por exemplo”, afirma o Bispo Renato Cardoso, em seu blog. “Preconceito, por definição, não é resultado de inteligência. Uma pessoa que considera outra inferior simplesmente pela cor da pele, nacionalidade, religião ou outra característica, não está usando a inteligência”.

Racismo é crime, assim como injúria racial. Inclusive, quando acontece na internet. Clique aqui e saiba a diferença entre os dois crimes.

Se você foi vítima ou soube de um caso de racismo ou injúria racial, denuncie. A denúncia dos crimes online pode ser feita pela internet mesmo, no site do Governo Safernet. Ou ligue para o Disque 100. Basta digitar “100” e ligar.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: Reprodução internet