Quem tem sido o seu ‘Deus’?

Encontro promovido pelo Godllywood Autoajuda trouxe reflexões e respostas para dilemas femininos atuais

Imagem de capa - Quem tem sido o seu ‘Deus’?

Pontualmente às 18 horas do dia 25 de julho, muitas mulheres acompanharam a reunião do Godllywood Autoajuda. O encontro foi conduzido por Cristiane Cardoso diretamente do Templo de Salomão, em São Paulo, e transmitido para todo o Brasil por videoconferência pelas redes sociais oficiais da Universal e pela plataforma Univer Vídeo.

A palestra expôs o motivo de tantos questionamentos, tantas fragilidades emocionais e, sobretudo, da gangorra espiritual a que muitas mulheres se submetem ao aceitar ter vários deuses em suas vidas.

Para maior entendimento, foi preciso retomar a história do povo hebreu que, ao ser tirado da escravidão do Egito por Deus, se entregou às imagens de outros deuses feitas pelas próprias mãos. Contudo a orientação deixada em Êxodo 20.2-3 é clara: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.”

Com base nessa passagem bíblica, a pergunta feita às mulheres presentes foi: quais têm sido os deuses da modernidade?

ENTENDENDO O BÁSICO
Para dar início à reflexão, Cristiane abordou o motivo pelo qual muitas mulheres não têm Deus como o Senhor de suas vidas: “se você não entende o significado de Deus e o que Ele representa, vai ter dificuldade de tê-Lo em sua vida”. Em seguida, ela apresentou a definição de deus: “deus é aquele ou aquilo que é adorado e a quem sacrificamos”. Depois falou que “qualquer coisa ou pessoa a quem você sacrifica é o seu deus.”

A LISTA
Cristiane listou alguns deuses cultuados atualmente: o amor dedicado a uma pessoa e o desprezo da própria Fé e dos princípios em nome de um relacionamento; a beleza, quando a mulher se submete obsessivamente a procedimentos estéticos; a perfeição, ao buscar incansavelmente um corpo perfeito; e a obsessão pela moda. Outros deuses também foram mencionados: o vício na obtenção de curtidas (likes) e popularidade nas redes sociais; a carreira bem-sucedida pela qual se sacrifica até a própria família; e, ainda, o desejo de controle, quando se quer ter nas mãos o comando de tudo e de todos.

Cristiane orientou como ocorre essa substituição do Deus Vivo: “por ter outros deuses, você dá um pouquinho de atenção ao único Deus que existe de verdade, o Único que pode lhe dar satisfação, prazer e alegria”. E fez um alerta: “o que mais existe são pessoas ricas e deprimidas e mulheres lindas, com corpo perfeito e infelizes no amor. De que adianta? Esses deuses não suprem a necessidade da alma, que continua sedenta”.

Ela observou ainda que não é errado querer uma carreira bem-sucedida ou cuidar da aparência, por exemplo, mas o problema é a falta de equilíbrio, ou seja, quando se dispensa mais tempo, dinheiro, esforço, pensamentos a essas coisas.

DEUS NO TOPO
Cristiane afirmou que para ter Deus como seu Único Senhor é preciso dedicar tempo para Ele todos os dias – e isso é uma escolha. É necessário deixá-Lo à frente de decisões sentimentais, aos achismos e às ideologias e confiar a Ele o próprio futuro, os sonhos pessoais e o controle de tudo. “Então, você tem que colocar todos esses deuses no Altar e nunca mais pegar”, orientou.

Quem tem sido o seu 'Deus'?

LIÇÕES
A autônoma Wilma Stéfany de Oliveira Salles, (foto dir.) de 20 anos, participou do encontro em Jundiaí, no interior de São Paulo. Para ela, a palestra desmistificou alguns pensamentos, entre eles a necessidade da mulher de ter o controle de tudo. “A cada reunião, temos a oportunidade de rever nossas ações e reações diante das dificuldades do dia a dia e refletir que tipo de mulher temos sido. Quando Deus é o primeiro em nossa vida, todo restante se encaixa e não sobra lugar para preocupações e desespero”, finaliza.

E, você, o que aprendeu? Se quiser ver ou rever a palestra, assista-a pelo www.univervideo.com.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: Demetrio Koch e arquivo pessoal