Quem é você quando a dor a assola?

Entenda como momentos difíceis revelam o que está dentro de você e como ser forte diante das adversidades

Imagem de capa - Quem é você quando a dor a assola?

Sabe os dias maus? Pois é, infelizmente eles chegam para todos, independentemente se a pessoa conhece a Deus ou não. É claro que quem O conhece lidará com a dor de uma forma diferente daqueles que ainda não O conhecem, mas isso abordaremos mais adiante. A dor mencionada aqui não é a física, de quando algo no corpo sinaliza que não está bem, mas sim a dor sentida em momentos em que se perde o controle sobre situações da vida, quando fatos inesperados geram aflição.

Essa é a dor sentida, por exemplo, quando alguém que você ama a decepciona, quando a traição faz doer a alma, quando a injustiça ganha espaço e você é prejudicada, ou quando a perda de um ente querido parece tirar o chão sob seus pés. Quem está imune a situações como essas? Ninguém. Dores desse tipo tiram de muitos a vontade ou o sentido de viver, mas também são momentos em que se enxerga com clareza a fragilidade humana e a real dependência que temos de Deus. Muitas pessoas se questionam por que estão enfrentando tamanha dor ou por que Deus permitiu tal coisa e não encontram respostas para suas perguntas. Se, ao invés de questionarem os porquês, elas refletissem sobre como lidam com a dor, sairiam mais fortes de tais situações.

Muitas vezes Deus permite alguns acontecimentos para que a pessoa reconheça sua real condição e, depois do autoconhecimento, busque-O e faça as mudanças necessárias. Em seu podcast, a colunista Viviane Freitas falou sobre esse assunto e usou como exemplo a passagem bíblica em que Deus levou Seu povo ao deserto: “E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarentas anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não” (Deuteronômio 8.2).

Ela pontuou que há caminhos em que Deus nos leva e outros que nós escolhemos. Viviane lembrou que Deus levou os israelitas ao deserto para que conhecessem quem eram de verdade; Deus já sabia, mas eles, não. “O caminho em que Deus nos leva é para revelar o que está em nosso coração e se vamos guardar ou não os mandamentos que Ele nos deu. O caminho que nós nos levamos é aquele que escolhemos para unicamente servir a nossa vontade. Mas é na dor que revelamos coisas que desconhecemos de nós mesmas. Então, quando surge algum imprevisto ou problema que tira nosso controle ou vontade, isso já mexe com a parte que não conhecemos direito.”

Por isso, querida leitora, busque a Deus antes dos momentos de dor, não apenas para ter suporte ao passar por eles, mas por reconhecer que você precisa dEle em todos as ocasiões. E quando passar pela dor, pergunte-se para que a está vivenciando. Você verá que a resposta não fica longe de algo como “para fazê-la forte e dependente de Deus”. Já percebeu que ninguém é forte até passar por situações que provem sua força? A força que você precisa tem nome: Espírito Santo. Busque-O, pois Ele mantém de pé e fortes aqueles que, humanamente falando, não aguentariam passar pelo que passaram. A vida com Deus não está isenta de lutas, mas a presença dEle como escudo e proteção torna o caminho mais leve.

Enquanto estivermos neste mundo, passaremos por dores, aliás, já chegamos nele aos prantos, mas o Próprio Deus promete colocar um fim a todo sofrimento, diz que não haverá mais choro nem dor, e que Ele enxugará dos olhos de Seus Filhos todas as lágrimas (Apocalipse 21.4). Fique firme!

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: getty images