Quais as respostas de Deus às nossas orações?

Ao levar os nossos pedidos a Deus, é necessário estar atento e entender como Ele nos responde

Imagem de capa - Quais as respostas de Deus às nossas orações?

O Senhor Jesus deixou claro que “aquele que pede, recebe” (Mateus 7.8) e que Ele tem prazer em responder nossas orações. Ao fazer isso, Ele comprova Sua existência e Seu nome é glorificado. Contudo, por não terem imediatamente as respostas que gostariam, muitos acham que Deus não os ouviu e desconsideram que Ele filtra os pedidos para concedê-los conforme a necessidade de cada um de nós.

O Pastor Guilherme Grando, responsável pelo Jejum Coletivo no Templo de Salomão, em São Paulo, destaca que quando uma pessoa apresenta, em oração sincera, suas petições a Deus, ela deve se preparar para que a Vontade dEle seja feita: “quando oramos estamos tirando aquela situação de nossas mentes e depositando-a aos pés do Senhor Jesus e Ele, por sua vez, fará o que é melhor para nós”. Ele diz que, assim como oramos e esperamos uma resposta Divina, Deus também espera algo de nossa parte: confiança. “Nem sempre a resposta vem da forma que gostaríamos, mas, se eu creio que Ele é o Meu Pastor, preciso confiar que Ele me guiará.”

Perseverança, sim; teimosia, não
O Pastor Guilherme lembra que, ao contar uma parábola sobre uma viúva insistente, Jesus revelou o segredo da resposta a uma oração (veja em Lucas 18.1): “a oração precisa vir acompanhada de perseverança. Mesmo que nossos olhos não estejam vendo o que gostaríamos, precisamos perseverar em nossas orações e certamente Deus trará a resposta de que precisamos. Muitas pessoas interrompem o processo do milagre porque param no meio do caminho”, alerta.

É necessário, porém, não confundir perseverança com teimosia: “perseverança é insistir em algo que é da Vontade de Deus; teimosia é quando Deus já deu sinais de que aquilo não é da Vontade dEle e, ainda assim, insistimos”, orienta. Sabendo, então, que toda oração é respondida, mas que nem sempre será como e quando esperamos, veja a seguir as possíveis respostas de Deus.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Arte: Eder Santos