Presidente da Moldávia envia carta de agradecimento à Universal por ajuda a refugiados

Desde o início da guerra, Igreja já distribuiu 378 toneladas de donativos para ucranianos abrigados em vários países

A presidente da Moldávia, Maia Sandu, enviou uma carta de agradecimento à Igreja Universal do Reino de Deus em razão da ajuda humanitária prestada aos ucranianos que estão refugiados naquele país. A Universal da Moldávia já distribuiu 20 toneladas de alimentos, kits de higiene, roupas e brinquedos para exilados da Ucrânia, que fugiram da guerra travada com a Rússia.

Na carta escrita em romeno – idioma oficial do país -, Maia Sandu destaca a dedicação da Universal, que “doou seus recursos, tempo e energia para ajudar essas pessoas – a maioria delas mulheres, crianças e idosos, que se mudaram de casa contra a sua vontade”.

Segundo a presidente moldava, a Universal, “por generosidade, cuidado e abertura, ofereceu aos refugiados uma parada acolhedora e calorosa na Moldávia, um porto seguro no nosso país”.

A ajuda aos exilados que estão abrigados na nação foi enviada pela Universal da França, e beneficiou cerca de 2 mil famílias. No próximo sábado (2), a Igreja distribuirá mais 40 toneladas de donativos.

A dor no semblante

O Bispo Eder Figueiredo, responsável pela Universal da Moldávia, destaca a importância da ajuda humanitária e o amparo social que a Igreja está proporcionando neste momento. “Incansavelmente, os voluntários [da Universal] têm trabalhado nas ações sociais. Percebemos a dor das pessoas, principalmente dos que deixaram para trás famílias”.

“Aqui tem mães de soldados que estão na guerra, e dá para perceber no semblante de cada refugiado a dor. Todos têm esperança de que isso passe e que, a qualquer momento, possam voltar para as suas casas.”

Com uma população de apenas 2,6 milhões de habitantes, a República da Moldávia é um pequeno país do leste Europeu que faz fronteira com a Romênia e a Ucrânia.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o país abriga mais de 450 mil ucranianos. Em comparação com o tamanho de sua população, a Moldávia é a nação que mais recebe refugiados da Ucrânia.

Os programas sociais da Universal de diversos países europeus, como Portugal, Polônia, Inglaterra, Itália, França, Luxemburgo, Bélgica, Romênia e Moldávia, estão mobilizados para levantar alimentos, roupas e outros itens de primeira necessidade para os ucranianos. Desde o início da guerra, já foram arrecadadas e distribuídas 378 toneladas de donativos.

imagem do author
Colaborador

UNIcom