Por que casais perfeitos geram casamentos fracassados?

Saiba o motivo de muitos casais perfeitos aos próprios olhos, serem infelizes

Imagem de capa - Por que casais perfeitos geram casamentos fracassados?

Ela, a esposa perfeita, que concilia muito bem a vida profissional e a dedicação ao lar. Ele, o marido exemplar, fiel, trabalhador e que não deixa nada faltar em sua casa. Mas, de repente, o casamento fracassa. O programa “The Love School – Escola do Amor” abordou este assunto no último sábado (20 de junho), com os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso.

Muitos casais terminam o relacionamento alegando que deram o “seu melhor”. Pensam terem sido o melhor cônjuge do mundo e não entendem por qual motivo a relação não deu certo.

Mas nessa percepção de terem sido “o melhor que podiam ser” esconde-se um dos maiores erros em um relacionamento.

Um levantamento realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP ) aponta que a dificuldade de diálogo entre maridos e esposas é a terceira maior causa de crises conjugais, atrás apenas da falta de sexo e da infidelidade.

A falta de comunicação gera briga, falta de respeito e contribui, significantemente, para o fim da relação. E escutar o outro, sem dizer nada, pode indicar descaso, tédio e indiferença. Por outro lado, por não saber dialogar, muitos cônjuges vivem cobrando ou reclamando, o que em vez de despertar no outro o desejo de mudar, gera o efeito contrário: de não quer ouvi-lo.

Outro aspecto é que um quer que o outro adivinhe o que se está querendo dizer: algo impossível. Daí fica o dito pelo não dito. Mas é preciso que haja clareza na comunicação, para que o relacionamento funcione.

Reconheçam e se ouçam

Cristiane destacou que, normalmente, a pessoa que reclama pensa que tem esse direito, porque ela não é ou não faz o que o outro está fazendo ou deixando de fazer para com ela.

Renato relembrou que essa foi a causa deles terem ficado 12 anos tendo problemas no relacionamento. “Eu não aceitava as reclamações da Cristiane ao meu respeito, porque eu só olhava para as minhas qualidades”, alertou.

O apresentador contou, ainda, que o casamento só mudou quando ambos chegaram à conclusão de que não eram tão bons quanto achavam, e que o outro tinha razão com as reclamações. Ao reconhecerem isso, puderam olhar para dentro de si e reparar o que tinha que ser mudado.

Assista no vídeo abaixo ao programa na íntegra:

Escola do Amor

Acompanhe o “The Love School – Escola do Amor” , que vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images