Palestra alerta sobre depressão na área da saúde

Rodeados por doenças, perdas e mortes, muitos profissionais sofrem em silêncio

Imagem de capa - Palestra alerta  sobre depressão  na área da saúde

Recentemente, o Grupo da Saúde (GSU) da Universal promoveu uma palestra de conscientização e prevenção à depressão no Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro de Saboya, localizado na zona sul de São Paulo.

A palestra, cujo tema foi Nascemos Depressivos, foi ministrada pelo neurocientista Igor Duarte. “Os profissionais de saúde são mais vulneráveis [à depressão] pois estão rodeados por doenças, perdas e morte. Sem apoio, eles tendem a entrar no caminho sem volta das drogas ou a desenvolver problemas de comportamento como ansiedade generalizada e depressão”, explicou.

Para a professora e preceptora de enfermagem Denise Alves, por causa da carga horária de trabalho, o profissional da saúde não tem tempo de se cuidar e acaba sofrendo em silêncio. “É importante que exista essa abordagem para que ele saiba que há uma saída, que existe alguém que trata dele, que se possa tirar o estigma de vergonha, do medo e que ele comece a pensar em si mesmo”, afirmou. “A palestra foi incrível, os profissionais se sentem acolhidos, olhados e abraçados”, concluiu.

Na oportunidade, foi oferecido um coffee break e, no final, todos receberam um exemplar do livro Depressão – É hora da revanche! de Chrissy B.

Mudança
A técnica de enfermagem Cleide de Araujo Gomes Vieira, de 38 anos, teve uma mudança de vida com o apoio das palestras direcionadas aos profissionais da saúde. Ela trabalha há 14 anos na área e já passou por momentos bastante difíceis.

A rotina do trabalho era afetada pelos problemas pessoais, principalmente em seu casamento com o ex-marido. Seu dia a dia era conturbado e culminou na separação deles.

Ela frequentava a Universal, mas não praticava a Palavra de Deus como deveria. Por isso, não sabia lidar com os problemas que surgiam.

Sofria de depressão e até tentou se suicidar. “Tentei tirar a minha própria vida algumas vezes em razão do tormento que sofria.”

Foi aí que, por meio de uma obreira da Universal, ela conheceu o Grupo da Saúde e as palestras direcionadas aos profissionais da área.

“As palestras ajudaram muito porque eu tinha acabado de me separar. E, graças a ela, eu tive todo o apoio para conseguir tirar meu ex-marido do pensamento e, assim, conseguir me libertar dos problemas.”

Atualmente, ela colabora como voluntária nesse trabalho. “É um prazer poder ajudar outras pessoas e profissionais que tiveram depressão como eu tive”, finaliza.

* Com informações do UNICom

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Cedidas