Os benefícios de jogar basquete

Não é só de futebol que vivem os homens. Acredite

Imagem de capa - Os benefícios de jogar basquete

Quando se fala em esporte para homens o que logo vem à mente de muitas pessoas é o futebol, o esporte nacional, não é mesmo? Mas vamos falar de outra atividade desportiva que pode trazer muitos benefícios à saúde física e mental de quem a pratica: o basquetebol.

Quando foi criado, lá em 1891, pelo professor canadense James Naismit, o objetivo era ter um jogo que pudesse ser praticado dentro de um ginásio e envolvesse um bom número de pessoas por equipe, pois o inverno rigoroso impedia esportes ao ar livre. Desde então, o basquete evoluiu em termos de regras e hoje até existe uma liga profissional nos Estados Unidos.

Saúde

Mas o que esse esporte pode trazer de tão importante para a sua vida? Embora muitos acreditem que para jogá-lo é preciso ser alto e ter muita habilidade, no fundo no fundo, ele ainda mantém a essência de quando foi criado. Por ser dinâmico, afasta as pessoas do sedentarismo, proporciona segurança e promove a autoestima. Olha aí os benefícios para a saúde aparecendo! Com o constante movimento de atacar e defender, o esporte promove oxigenação para o corpo, pois você pula e corre quase o tempo todo.

O jogo e os times

No basquete é preciso, basicamente, saber driblar ou picar a bola, arremessar bem e passá-la aos colegas de equipe para chegar à cesta adversária, sem dar chances para o adversário roubar a bola e ter a possibilidade de contra-atacar o seu time.

Ah, alguém aí falou em time? Claro que sim. O basquete é um esporte em equipe. Por mais habilidades que alguém tenha ou por mais alto que seja, ninguém vai vencer sempre se quiser jogá-lo sozinho. Partilhar a bola com o colega fortalece o trabalho em equipe e incentiva a sociabilidade. Olha que bela informação para ser usada nas relações com as pessoas, no seu dia a dia, no trabalho, enfim, na vida.

Percepção

Além de desenvolver suas habilidades e melhorar a coordenação motora, o basquete também muda a sua percepção e desenvolve a sua visão periférica. Você pode estar olhando para um ponto na quadra, mas saberá que o adversário vem chegando por outro lado e vai se preparar para isso.

Ataque e defesa

Se você aprende a atacar, acaba também ficando habilidoso em se defender. Fica atento ao que o adversário está fazendo quando está com a bola e se prepara para barrar o seu ataque. Mais uma vez, informações para a vida: se você não estiver atento ao que os concorrentes estão fazendo, eles vão passar voando por você e deixá-lo para trás em sua carreira dentro da sua própria “quadra”.

Dinamismo

Por ter um tempo determinado para cada ataque, sob pena de perda da posse de bola, a própria dinâmica desse esporte ensina a agir e a tomar decisões com rapidez e também a resolver situações problemáticas. E quem não passa por situações adversas e tem que agir com agilidade para resolvê-las em sua vida? Se não passou ainda vai passar, pode escrever.

Tempo necessário

Jogar basquete algumas horas, durante a semana, vai lhe deixar mais ligado para a vida fora da quadra e com mais energia e disposição, pode ter certeza. E não adianta dar aquela desculpa de que não tem onde jogar. É possível praticá-lo tanto ao ar livre, em praças ou parques que tenham quadras, quanto em um ginásio. Se for o caso, junte os amigos e faça aquela “vaquinha” para alugar um espaço para jogar.

Decidido a iniciar a prática do esporte? Então reserve um tempo para isso. E não se esqueça: antes de começar qualquer prática esportiva, vá ao médico, faça um check-up e esteja 100% para fazer o seu esporte.

Você é vencido por seus erros

Se você analisar as vitórias de muitos no esporte, no mundo dos negócios, da política ou em qualquer outra área da vida, entenderá que quase sempre o adversário ganha não por ser mais forte, mas por algum erro cometido pelo oponente. Se quiser vencer, identifique os erros e fraquezas de seus adversários e tire vantagens disso. Veja mais em http://blogs.universal.org/renatocardoso/blog/2013…

Hoje em dia o respeito é fundamental para que haja um bom relacionamento interpessoal. Se você é homem e deseja mudar suas atitudes, a hora é agora. Participe do projeto Intellimen e aprenda como ser um homem melhor. Para mas informações sobre o grupo clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Eduardo Prestes / Fotos: Fotolia