O que mais importa para você: a “curtida” de Deus ou a “curtida” dos homens?

A colunista e escritora Núbia Siqueira alerta sobre o perigo da superexposição para aqueles que desejam sinceramente ter comunhão com Deus

Imagem de capa - O que mais importa para você: a “curtida” de Deus ou a “curtida” dos homens?

Vivemos em uma época em que se promove muito a hiperexposição e, os jovens, especialmente, gostam muito da visibilidade que as redes sociais proporcionam. Então, ficam presos à necessidade de expor a vida pessoal em busca de retorno em forma de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Por que isso é importante:

Para a escritora e colunista Núbia Siqueira essa exposição acentuada faz mal para a pessoa que deseja ter comunhão com Deus. Pois para desenvolver um relacionamento com o Altíssimo e investir na vida espiritual é preciso também apreciar a solidão e o anonimato.

  • “A vida com Deus não é aquilo que se mostra para as pessoas ou o que se vive dentro da igreja, vai além disso. Eu costumo dizer que a vida no secreto é o que de fato nos sustenta. É como um iceberg. Você vê a pontinha dele ali, mas por debaixo das águas está a maior parte dele, é essa parte que sustenta aquela ponta lá em cima. Da mesma forma, a vida que nós temos no secreto com Deus é o que realmente vai nos sustentar ao longo da nossa caminhada, da nossa jornada”, destaca a escritora.
O que Jesus fala sobre isso:
  • “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. ” Mateus 6:5,6

Ou seja, a oração feita com a finalidade de impressionar as pessoas não tem nenhum valor para Deus. Da mesma forma as obras realizadas no intuito de mostrar para os homens. Se a intenção é obter o reconhecimento das pessoas, então não espere nenhuma recompensa da parte de Deus.

A vida no secreto é o que nos sustenta:
  • Núbia destaca que muitas pessoas falam que estão vivendo uma vida no secreto, mas tira foto lendo a Bíblia, orando, etc. Contudo, o que é secreto você não mostra, é a sua intimidade com Deus. A partir do momento que você precisa expor, já está mostrando que não fez para Deus, foi para os homens. Quando a pessoa faz para Deus ela não tem a necessidade de expor nas redes sociais.
  • A obra de Deus é feita de bastidores, o que realmente sustenta a Obra de Deus não é o que está aparente. Ela cita como exemplo o grupo de evangelização que na sua maioria é formado por pessoas que estão sentadas no meio do povo, não estão aparecendo, mas é aquele grupo que funciona para trazer pessoas novas para a igreja. Quem limpa a igreja, quem lava o banheiro, provavelmente não recebe reconhecimento de ninguém, está no anonimato. Porém, “eu creio que as obras no anonimato são as que terão maiores recompensas na eternidade”, ressalta.

A vida anônima de Jesus:

A escritora destaca que Jesus viveu no anonimato até os 30 anos de idade. Mesmo sendo o Filho de Deus Ele viveu todo esse período como uma pessoa comum, mas sempre servindo ao Pai.

  • “As pessoas não O identificavam como Filho de Deus, ele era tão discreto na sua forma de ser e de agir que as pessoas não O reconheciam. Viam-no como o filho de Maria e José, irmão do Tiago. Mas ali estava o homem mais importante que o mundo conheceu”.
Conclusão:

Com base no versículo acima a escritora conclui que quando você expõe tudo que faz à espera de curtidas e comentários, aquelas interações já é o seu galardão, não espere receber mais nada de Deus. Da mesma forma quando você faz algo na igreja esperando receber aprovação, elogio do pastor, aquele elogio já é o seu galardão.

Além disso, quando a pessoa faz para o homem ela se cansa, reclama, esmorece, mas quando ela faz buscando fazer a vontade de Deus, ela sempre vai dar o seu melhor, porque sabe para quem está fazendo. Então, avalie suas intenções e reações diariamente.

Clique aqui e confira a mensagem na íntegra.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock