O que é ser um revoltado na fé?

Há pessoas que confundem o desejo de vingança ou a rebeldia, por exemplo, com "ter fé"

Imagem de capa - O que é ser um revoltado na fé?

Há pessoas que diante dos problemas – sobretudo, no cenário desafiador atual causado pela pandemia do novo coronavírus -, rebelam-se contra Deus, colocando sobre Ele a culpa de seus problemas. Outras, ainda, não são gratas pelo pão de cada dia e, assim, cultivam uma constante infelicidade em suas vidas.

Entretanto, é necessário compreender que a fé inteligente nos faz, sim, sermos revoltados, mas, contra os problemas. Em outras palavras, “revolta na fé” não é ter raiva ou desejo de vingança contra Deus ou alguém. Mas, é não aceitar a situação de caos provocada pelas circunstâncias.

Exemplo de revolta na fé

É possível notar este tipo de revolta, por exemplo, quando o apóstolo Paulo esteve evangelizando em Atenas, como a Bíblia narra.

“E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.” Atos 17:16

Ou seja, Paulo não estava revoltado contra as pessoas daquela cidade. A revolta dele era contra a idolatria, que separava as pessoas de Deus.

Sobre o assunto, o Bispo Renato Cardoso, durante a vigília do Espírito Santo, nesta quarta-feira, 20 de maio, no Templo de Salomão, em São Paulo, pontuou que Paulo se espantou ao chegar na Grécia e encontrar tanta idolatria.

“Ele ficou revoltado com a idolatria que era dominante no local. Naquele período, a Grécia era o auge do conhecimento, era uma sociedade extremamente avançada para aquela época. Era um povo culto, mas com respeito ao espiritual, era extremamente ignorado”, enfatizou o Bispo.

Todavia, Paulo não se intimidou. Mesmo diante de um povo idólatra, ele falou de Jesus àquelas pessoas e conseguiu converter alguns ao Cristianismo.

“Se Paulo fosse uma pessoa tímida, ele iria continuar se preocupando com a sua vida. Olharia a situação, sentiria pena, mas continuaria focando em seu propósito. Mas o espírito revoltado de Paulo o incomodou. Ele não aceitou conhecer o Deus vivo e deixar aquele povo sem a oportunidade de ouvir a Verdade”, ressaltou o Bispo.

Ele ainda pontuou que os revoltados possuem uma característica em comum. “Eles não conseguem se conter diante da injustiça, do erro e do que não está certo com respeito à Palavra de Deus. Eles não se conformam com uma situação dessas ao seu redor”, completou.

Leia também: Por que Deus busca os revoltados?

Use a revolta do jeito certo

Por isso, as pessoas não podem se fazer de vítimas diante dos problemas, jogando a culpa sobre alguém ou alimentando mágoas, por exemplo. Ou, ainda, desejando fazer justiça com as próprias mãos, porque isso é vingança.

Portanto, saiba como usar a fé inteligente, a qual pode lhe ajudar a vencer os problemas do jeito correto. Para aprender mais sobre o tema, participe, com reverência, dos cultos online que são transmitidos ao vivo, pela TV UniversalUniver VídeoRede Aleluia de rádio, pelos canais de televisão 21, CNT e Rede Família, além das redes sociais da Igreja (FacebookYoutube).

Domingo: 7h, 9h30, 15h e 18h.

Segunda-feira: 7h, 10h, 15h, 18h30 e 22h.

Terça a sexta-feira: 10h, 15h e 20h.

Sábado: 7h, 10h, 18h e 19h.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images