O ponto fraco de Bateseba e Davi

Aprenda o que fazer para não cometer o mesmo erro que eles

Imagem de capa - O ponto fraco de Bateseba e Davi

O tema central da 7ª temporada da Série Reis – “O Pecado”, como o próprio título já diz, é o adultério de Bateseba e Davi. Mas como vimos na 6ª temporada, esse pecado nasceu e foi alimentado no coração de Bateseba muito tempo antes de ele ser consumado. Como está escrito:

“Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” Tiago 1:15

O que isso significa:

Tendo como base o que foi mostrado na 6ª temporada da série Reis, Bateseba – desde muito jovem – era apaixonada por Davi. Até aqui nenhum problema. O problema começa a partir do momento em que ela se compromete com Urias e, mesmo assim, continua nutrindo esse desejo pelo rei. Pior, mesmo depois de casada…

Ou seja, o tempo todo ela se deixou guiar por suas emoções, sem levar em conta as consequências de suas ações. Foi assim o tempo todo que esteve noiva de Urias, vivia cheia de dúvidas e incertezas, rompeu o relacionamento diversas vezes, deixando o rapaz completamente desnorteado. E nessas idas e vindas acabou se casando, forçada pelas circunstâncias.

Enfim, suas decisões nunca foram racionais, mas sempre guiadas pelo que estava sentindo no momento. E na hora que o pecado se apresentou diante dela, não foi diferente.

A construção do pecado:

Para a atriz Paloma Bernardi, que interpreta a personagem Bateseba, essa cena que todo mundo espera e sabe o que vai acontecer, é o momento que as pessoas vão ver, na prática, o início do pecado que é construído no coração do ser humano muito tempo antes de ser concretizado, seja através de um olhar, uma atitude ou um pensamento.

  • A ousadia de Bateseba, a sensualidade e a sedução dela, o descontrole de Davi diante disso, o desejo dele. A impulsividade dos dois e a coragem de tomar uma atitude por impulso e viver esse grande pecado sem pensar nas consequências.
  • A Bateseba não é uma vilã fria e calculista, ela é cheia de emoções e tem altos e baixos. Seus grandes inimigos são suas próprias emoções.

O retrato da paixão:

A autora, Cristiane Cardoso, define Bateseba como o “retrato da paixão, que não mede esforços para ter o que quer, seja lá quem for que ela tiver que machucar… só que custa caro, e quando a conta chegar, será tarde demais para consertar”.

O ponto fraco:

Todo ser humano, sem exceção, tem seu ponto fraco, ou seja, aquela área da vida em que é mais facilmente tentado.  Isso é fato.

Se o ponto fraco de Bateseba era sua paixão por Davi, o de Davi era a sua obstinação em ter muitas mulheres. E quando nem um nem outro faz o que a Palavra de Deus orienta, então. para a queda (consumação do pecado) é só uma questão de tempo. Foi exatamente isso o que aconteceu com eles.

O que a Palavra de Deus orienta:
  • “Abstenham-se de toda forma de mal.” 1 Tessalonicenses 5:22
  • “Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.” 2 Timóteo 2:22
O que fazer:

 O Bispo Renato Cardoso destaca que apesar dos nossos pontos fracos, nós temos um espírito que é forte e que está pronto para agir com inteligência e dizer: “eu não vou facilitar para este ponto fraco em minha vida”.

  • Por isso, precisamos nos prevenir e fugir da aparência do mal. Se algo de longe parece mal (ou seja, você nem tem certeza se, de fato, é), você já deve fugir.
  • “Foge (não porque você é covarde, mas, sim, covarde para o pecado). Você sabia que é algo muito corajoso ser covarde para o pecado? É verdade. Você precisa ser corajoso para dizer ‘não’ para sua carne, para si mesmo”, apontou o Bispo.
  • “Se você sabe que tem uma inclinação para algo errado, então, você precisa se prevenir de fazer, de estar na redondeza daquilo”, alertou.

Infelizmente, Davi e Bateseba não fizeram isso, e você verá nessa temporada o alto preço que eles pagaram por seguirem os impulsos do coração.

Transmissão simultânea da Record TV e Univer Vídeo:

Acompanhe o desenrolar dessa história na 7ª temporada da série Reis, intitulada “O pecado”, de segunda a sexta, às 21 horas, na Record TV e no Univer Vídeo (aqui sem intervalos comerciais). Está imperdível!

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução