O ato de fumar pode ser responsável por 1 bilhão de mortes no século, aponta estudo

Além disso, o tabagismo estimula 56 diferentes tipos de doenças. Entenda

Imagem de capa - O ato de fumar pode ser responsável por 1 bilhão de mortes no século, aponta estudo

Uma pesquisa publicada pelo The Lancet Public Health aponta que cerca de 1 milhão de mortes entre adultos chineses são resultados do tabagismo, que estimulam 56 doenças diferentes e 22 tipos de causa.

Entenda:
  • O estudo conduzido por pesquisadores da Oxford Population Health, no Reino Unido, da Universidade de Pequim e da Academia Chinesa de Ciências Médicas, indica que ao menos metade daqueles que passaram a utilizar o cigarro ainda jovens (antes dos 18 anos de idade) podem desenvolver doenças que os levarão à morte pelo tabaco, a não ser pela desistência permanente do uso.
  • Quando não leva à morte, o ato de fumar pode causar diferentes doenças que comprometem a saúde física bem como o bom desenvolvimento da vida de quem o faz, como asma, úlcera péptica, catarata, diabetes, entre outras doenças metabólicas.
  • O estudo realizado prevê 1 bilhão de mortes por tabagismo em todo mundo apenas neste século, principalmente em países de média e baixa renda.
Por que isso importa:

Não é segredo para ninguém os malefícios causados pelo tabagismo, tanto à saúde física como no desenvolvimento de aspectos da vida. Porém, ainda que os riscos causados por esta prática sejam evidentes e alertados, muitos se encontram presos aos vícios, sem encontrar uma saída, abrindo portas para o surgimento de outros problema frutos deste mal.

Conheça quem venceu os vícios:

Maria Abadia viveu escrava dos vícios durante 26 anos de sua vida. Ainda que os efeitos proporcionados pelo cigarro e as bebidas fossem prejudiciais à sua vida, Maria não encontrava uma solução que a libertasse de sua dependência, mas um convite mudou a sua vida.

Confira o que a fez mudar:

Busque ajuda:

Se você vive ou conhece alguém nesta situação, participe do tratamento gratuito para a cura dos vícios na Av. João Dias, 1.800, Santo Amaro – São Paulo, ou busque uma Universal mais próxima. (confira os endereços)

  • As reuniões do grupo Vício Tem Cura acontecem todos os domingos, às 15h. Participe!
imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock