Natan ensina aos valentes de Davi sobre dependência de Deus

O profeta repreende os soldados e convoca a todos para orar a Deus em favor do rei

Imagem de capa - Natan ensina aos valentes de Davi sobre dependência de Deus

Após derrotar o exército filisteu, os valentes de Davi ficam atônitos com o sumiço de Davi.

Joabe havia deixado Davi deitado ao lado do corpo de Sipai, a quem o rei havia matado, e sugeriu que ele ficasse ali descansando enquanto ele e os demais soldados terminavam de aniquilar o que havia sobrado dos soldados filisteus. Mas para a surpresa de todos, quando foram procurá-lo, Davi não estava mais lá.

A incredulidade dos valentes:

A partir daí se iniciou uma busca desesperada por todos os lugares para encontrar o rei de Israel. Os valentes de Davi temiam que ele tivesse sido levado pelos filisteus.

Depois de tanto procurar, em vão, retornaram para Jerusalém cabisbaixos, aflitos e temerosos do que poderia ter acontecido com o rei.

O problema é que em nenhum momento nenhum deles teve a iniciativa de pedir a ajuda de Deus para encontrá-lo. Em vez disso, discutiam entre si, tentando encontrar uma resposta.

A oração de Natan:

Até que o profeta Natan se aproximou e disse: “Não adianta ficarmos preocupados ou tentarmos resolver isso com a nossa força, Deus sabe onde está o Davi. Vamos pedir ajuda para Ele”.

Em seguida, fez a seguinte oração: “Meu Deus… Deus que escolheu seu servo Davi para reinar sobre o Teu povo… Mostre-nos onde encontrá-lo. Guia os nossos passos. Enquanto isso, guarde-o. Pelo amor do Teu nome, guarda o Teu servo!”.

Assista à cena:

Dependência de Deus:

Naquele momento, Natan estava ensinando a todos aqueles soldados o que é dependência de Deus. Até aquele momento eles estavam usando a força do braço e recorrendo à própria sabedoria para encontrar Davi, quando, na verdade, somente Deus tinha a resposta para seus questionamentos e somente Ele poderia trazê-lo de volta em segurança. Natan sabia disso.

Curiosamente, aqueles soldados – acostumados a experimentar do poder de Deus em todas as guerras que travavam, que enfrentavam, sem medo de inimigos muito maiores do que eles, porque criam que Deus lhes daria a vitória -, esses mesmos soldados não demonstraram confiança em Deus diante do sumiço de Davi.

Aprenda a confiar em Deus:

O Bispo Macedo explica o porquê, muitas vezes, uma pessoa tem fé para conquistar uma cura, para prosperar, conquistar, mas não tem essa mesma fé para manter essas conquistas:

  • “Porque nós estamos acostumados a usar a fé para as coisas imediatas. Mas Deus não nos dá a fé para o imediatismo. Ele nos dá a fé para que venhamos mantê-la, e para manter a fé, temos que confiar. E aí é que entra a dificuldade, porque falar de fé é fácil, difícil é você viver na confiança.”
  • “Todos nós temos que aprender a confiar em Deus. A confiança é uma dependência de Deus.”
  • “A verdadeira fé anda com a confiança. Foi o que Jesus fez; todo tempo Ele andava na fé, mas confiante. Eu costumo dizer que a fé é a partida do avião, é o que faz os motores levar o avião lá em cima, mas lá em cima ele começa a andar no botão automático, que é a confiança”, ressalta.
Como age aquele que vive na dependência de Deus:

Por fim, todo aquele tempo que Davi esteve desaparecido, na verdade, ele estava no tabernáculo de Deus com os levitas. Foi para lá direto do campo de batalha, porque queria ficar a sós com Deus. É assim que age aqueles que, realmente, confiam em Deus e vivem na Sua dependência. Seja diante de uma vitória ou diante de um problema: ou seja, eles recorrem a Deus em primeiro lugar.

Acompanhe pelo Univer Vídeo:

Você pode assistir a sétima temporada de Reis – O pecado, de segunda a sexta-feira, às 21 horas, na Record TV e no Univer Vídeo. A transmissão acontece simultaneamente nos dois veículos.

E se você perdeu algum episódio também poderá assisti-lo na íntegra no Univer Vídeo. Lá, estão disponíveis não só todos os episódios da 7ª temporada, mas também de todas as temporadas anteriores.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução