Mulher, não negligencie a sua saúde!

Devido à pandemia de COVID-19, muitas mulheres deixaram de fazer exames periódicos e acompanhamento médico

Imagem de capa - Mulher, não negligencie a sua saúde!

Isolamento social, dificuldades financeiras, acesso restrito aos lugares, esses são apenas alguns fatores, que devido à pandemia de COVID-19, levaram muitas mulheres a negligenciar a saúde e deixaram, principalmente, de fazer exames periódicos e acompanhamento médico. 

A realização da mamografia, por exemplo, caiu para 42% só em 2020, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, para este ano, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), está estimado que ocorrerão mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

A falta de cuidado e atenção com a saúde tem levado à descoberta tardia da doença, reduzindo as chances de cura e tratamento. Diante deste cenário, ainda mais preocupante em 2021, acontece a campanha do Outubro Rosa. O objetivo é incentivar a prevenção ao câncer de mama, com orientações e ações educativas, realizadas em todo país.

No Brasil, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres, além de também ser a  mais frequente em quase todas as regiões brasileiras. A ocorrência da doença tende a crescer de forma progressiva a partir dos 40 anos, segundo dados do INCA. Por isso, a importância da realização de exames periódicos anualmente. 

Como se cuidar?

saude da mulherPara identificar o sintoma mais comum de câncer de mama, que é o aparecimento de nódulo, todas as mulheres precisam realizar o autoexame regularmente, logo após a menstruação. Observando se não há alteração no tamanho das mamas, secreção, alteração da cor e apalpando com as mãos em movimento circulares, até a região das axilas, à procura de qualquer indício de caroço ou ondulações.

Para a médica mastologista Patrícia de Melo, o câncer de mama já se tornou um problema de saúde pública. Desta forma o diagnóstico precoce, por meio da mamografia, é hoje a maior arma para diminuição de casos e mortalidade por conta dessa enfermidade. Dependendo do histórico da mulher, a realização do exame é recomendado a partir dos 35 anos. 

Além dos exames, a médica ressalta que outras atitudes de autocuidado devem ser tomadas.  “É muito importante ter hábitos saudáveis. Alimentação equilibrada, atividade física regular e peso na medida certa, reduzem o risco para câncer de mama”, disse Patrícia ao portal da ONG Oncoguia

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock