Leite materno de recuperadas da COVID-19 poderá ser usado no tratamento contra a doença

Estudo inicial, que ainda passará por revisão, aponta que a substância tem forte resposta imunológica ao novo coronavírus

Imagem de capa - Leite materno de recuperadas da COVID-19 poderá ser usado no tratamento contra a doença

Em meio à pandemia, um estudo descobriu que o leite materno de mulheres recuperadas da COVID-19 tem forte resposta imunológica ao novo coronavírus. E, num futuro próximo, poderá ser usado como tratamento contra a doença. A pesquisa foi realizada por um grupo da Escola de Medicina Icahn do Monte Sinai de Nova York e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Já se esperava que o leite materno produzido por mulheres infectadas apresentasse anticorpos para a COVID-19. Isso, porque o colostro – a parte do leite produzida no início da amamentação – contém imunoglobulinas G, o tipo de anticorpo mais abundante no organismo. E, também, responsável pela proteção contra vírus e bactérias.

O estudo, que inicialmente comparou 15 amostras, foi publicado em uma plataforma de relatórios preliminares de pesquisas científicas na área da saúde, mas ainda precisa de revisão.

Brasil é referência

Com o leite materno, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias. Ele também é muito importante aos recém-nascidos de baixo peso internados em unidades neonatais. Segundo informações do Ministério da Saúde do Brasil, um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) do mundo. É também modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das Américas, Europa e África, estabelecida por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz criaram a rBLH-BR em 1998. A rede tem a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil.

Como doar leite materno

No dia 19 de maio último, foi lembrado no País, o “Dia Nacional da Doação de Leite Materno”. Apenas no estado de São Paulo, por conta da pandemia do novo coronavírus, as doações caíram cerca de 60%. Para saber como e onde doar, você pode acessar a página sobre doação de leite materno no site do Ministério da Saúde do Brasil. Clique aqui e saiba mais.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images