Leia a Bíblia em 1 ano – 176º dia

Deuteronômio 30, Salmos 119:73-96 e Isaías 57

Imagem de capa - Leia a Bíblia em 1 ano – 176º dia

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento…” Oséias 4.6

Conhecer a Bíblia é muito importante para todos nós, especialmente nos momentos mais difíceis de nossas vidas, pois Deus fala conosco por meio de Sua Palavra. O Espírito Santo nos conduz, nos orienta, e quando passamos por tribulações, Ele nos faz lembrar do que está escrito na Bíblia, de uma Palavra de Deus que nos conforte. Mas só nos lembraremos se tivermos conhecimento Dela.

Por isso, elaboramos um plano para que você leia a Bíblia em 1 ano. Se você ainda não começou, comece agora, não deixe para amanhã. Você verá o quanto isso transformará a sua vida.

Se você já está nesse propósito, acompanhe a leitura de hoje:

Deuteronômio 30

1. E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o Senhor teu Deus,

2. E te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,

3. Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.

4. Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e te tomará dali;

5. E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.

6. E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.

7. E o Senhor teu Deus porá todas estas maldições sobre os teus inimigos, e sobre os que te odiarem, que te perseguirem.

8. Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do Senhor; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno.

9. E o Senhor teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais,

10. Quando deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.

11. Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.

12. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?

13. Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?

14. Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.

15. Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;

16. Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.

17. Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires,

18. Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;

19. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

20. Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.

Salmos 119.73-96

73. As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos.

74. Os que te temem alegraram-se quando me viram, porque tenho esperado na tua palavra.

75. Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são justos, e que segundo a tua fidelidade me afligiste.

76. Sirva pois a tua benignidade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo.

77. Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia.

78. Confundam-se os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa, sem c a us a ; mas eu meditarei nos teus preceitos.

79. Voltem-se para mim os que te temem, e aqueles que têm conhecido os teus testemunhos.

80. Seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido.

81. Desfalece a minha alma pela tua salvação, mas espero na tua palavra.

82. Os meus olhos desfalecem pela tua palavra; entrementes dizia: Quando me consolarás tu?

83. Pois estou como odre na fumaça; contudo não me esqueço dos teus estatutos.

84. Quantos serão os dias do teu servo? Quando me farás justiça contra os que me perseguem?

85. Os soberbos me cavaram covas, o que não é conforme a tua lei.

86. Todos os teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me.

87. Quase que me têm consumido sobre a terra, mas eu não deixei os teus preceitos.

88. Vivifica-me segundo a tua benignidade; assim guardarei o testemunho da tua boca.

89. Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu.

90. A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme.

91. Eles continuam até ao dia de hoje, segundo as tuas ordenações; porque todos são teus servos.

92. Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição.

93. Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado.

94. Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.

95. Os ímpios me esperam para me destruírem, mas eu considerarei os teus testemunhos.

96. Tenho visto fim a toda a perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo.

Isaías 57

1. Perece o justo, e não quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal.

2. Entrará em paz; descansarão nas suas camas, os que houverem andado na sua retidão.

3. Mas chegai-vos aqui, vós os filhos da agoureira, descendência adulterina, e de prostituição.

4. De quem fazeis o vosso passatempo? Contra quem escancarais a boca, e deitais para fora a língua? Porventura n ã o sois filhos da transgressão, descendência da falsidade,

5. Que vos inflamais com os deuses debaixo de toda a árvore verde, e sacrificais os filhos nos ribeiros, nas fendas dos penhascos?

6. Nas pedras lisas dos ribeiros está a tua parte; estas, estas são a tua sorte; sobre elas também derramaste a tua libação, e lhes ofereceste ofertas; contentar-me-ia eu com estas coisas?

7. Sobre o monte alto e levantado pões a tua cama; e lá subiste para oferecer sacrifícios.

8. E detrás das portas, e dos umbrais puseste o teu memorial; pois te descobriste a outros que não a mim, e subiste, alargaste a tua cama, e fizeste aliança com alguns deles; amaste a sua cama, onde quer que a viste.

9. E foste ao rei com óleo, e multiplicaste os teus perfumes e enviaste os teus embaixadores para longe, e te abateste até ao inferno.

10. Na tua comprida viagem te cansaste; porém não disseste: Não há esperança; achaste novo vigor na tua mão; por isso não adoeceste.

11. Mas de quem tiveste receio, ou temor, para que mentisses, e não te lembrasses de mim, nem no teu coração me pusesses? Não é porventura porque eu me calei, e isso há muito tempo, e não me temes?

12. Eu publicarei a tua justiça, e as tuas obras, que não te aproveitarão.

13. Quando clamares, livrem-te os ídolos que ajuntaste; mas o vento a todos levará, e um sopro os arrebatará; mas o que confia em mim possuirá a terra, e herdará o meu santo monte.

14. E dir-se-á: Aplanai, aplanai a estrada, preparai o caminho; tirai os tropeços do caminho do meu povo.

15. Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

16. Porque não contenderei para sempre, nem continuamente me indignarei; porque o espírito perante a minha face se desfaleceria, e as almas que eu fiz.

17. Pela iniqüidade da sua avareza me indignei, e o feri; escondi-me, e indignei-me; contudo, rebelde, seguiu o caminho do seu coração.

18. Eu vejo os seus caminhos, e o sararei, e o guiarei, e lhe tornarei a dar c ons ol a ç ã o, a saber, aos seus pranteadores.

19. Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o Senhor, e eu o sararei.

20. Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo.

21. Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus.

O que você aprendeu com a leitura de hoje? Deixe o seu comentário.

E não desanime. Continue firme para ler a Bíblia em 1 ano, aqui no Universal.org.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Thinkstock