Jovem britânica se arrepende de ter ingressado no Estado Islâmico

Shamima Begum trocou seu país pela Síria e agora, sete anos depois, tenta voltar para casa

Imagem de capa - Jovem britânica se arrepende de ter ingressado no Estado Islâmico

Aos quinze anos, a jovem britânica Shamima Begum trocou seu país de origem pela Síria, para se juntar ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Hoje, sete anos depois, ela se vê arrependida da decisão e tenta voltar para casa. 

Atraída pelas ideias radicais do grupo, ela e mais duas amigas, Kadiza Sultana e Amira Abase, saíram do leste de Londres em direção à Síria, com identidades falsas e contra a vontade dos pais. Uma delas foi morta em bombardeio e a outra encontra-se desaparecida.

Já Shamima Begum se casou com um holandês também recrutado pelos terroristas que, segundo ela, está preso atualmente. Ela ainda conta que teve três filhos, todos mortos. 

Atualmente, a jovem acusada de ser uma agente ativa no Estado Islâmico se encontra em um campo de refugiados sírios e tenta voltar para o Reino Unido. Porém, o país cancelou sua cidadania britânica por motivos de segurança. “Ninguém pode me odiar mais do que eu me odeio pelo que fiz e tudo o que posso dizer é sinto muito e, por favor, me dê uma segunda chance”, declarou ela em entrevista à BBC News. 

Shamima diz ainda que prefere morrer do que voltar para o grupo terrorista. “O único crime que cometi foi ser burra o suficiente para ingressar no Estado Islâmico”, afirmou ela. 

Apesar de se mostrar arrependida, as consequências de suas más escolhas vieram. Shamima Begum não tem permissão para voltar ao seu país, que a considera uma grande ameaça à segurança nacional. No entanto, ela nega todas as acusações, além de afirmar que pode ser útil contra o terrorismo do grupo, declara ser uma obrigação sua evitar que mais jovens acabem com suas vidas como ela fez. 

É possível recomeçar depois do erro?

O exemplo acima mostra que uma má escolha pode trazer consequências terríveis e até mesmo irreparáveis. Porém, a boa notícia para aqueles que erraram no passado e desejam não errar mais é: por mais que os erros tragam consequências difíceis, todos os dias é possível agir de forma diferente.

O Bispo Renato Cardoso, em seu blog, sugere algumas atitudes que a pessoa que errou deve tomar para recomeçar, mas desta vez, da forma correta:

-Pare de ficar lamentando o passado. A solução está no agora, não no que já aconteceu.

Corte o contato com pessoas que só lhe ajudam a afundar mais; busque ajuda daqueles que realmente querem lhe ajudar a se levantar.

Não tente consertar tudo de uma vez. Você levou tempo para estragar sua vida e levará tempo para reconstruí-la. Não espere resultados rápidos.

Comece a fazer o que é certo já, agora. Uma coisa, um passo, uma decisão. Mais tarde, mais um passo. Decisões corretas, mesmo que pequenas, acumulam o benefício, até que a mudança acontece.

– Não confie demais em sua própria força. Busque forças em Deus. É impossível exagerar a importância disso.

– Não espere que as pessoas creiam de repente que você mudou. Só reconquistará a confiança delas se seu novo comportamento for consistente.

– Se tropeçar, comece de novo. Não desista. Se você foi persistente e corajoso para errar, também pode ser para acertar.

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9

 

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução