Inimigas disfarçadas de amigas

A autora da série Tagem, da Record TV, explica os perigos por trás das amizades por interesse

Imagem de capa - Inimigas disfarçadas de amigas

Quem acompanha a série Todas as Garotas em Mim (apelidada de Tagem), já deve ter percebido as amigas com as quais a protagonista, a influencer Mirela (Mharessa), mais convive. Nicole (Gabriela Magalhães), Paloma (Luana Camaleão), Dara (Júlia Zimmer) e Sabrina (Gabi Borges) são as adolescentes mais populares da escola e a motivação para que elas se aproximassem de Mirela foi o sucesso dela. Antes disso, elas nem se importavam com Mirela.

Iludida com a popularidade, Mirela não percebe as “amigas” que tem. Preocupadas com baladas, luxo, ostentação e curtição, elas vivem longe dos bons princípios e não têm coisas boas para acrescentar na vida de Mirela. Tanto é que Nicole a inveja pelo sucesso nas redes sociais e por namorar o garoto mais desejado do colégio, Gustavo (Caio Vegatti) – por quem é apaixonada –, e, pelas costas, faz planos para prejudicá-la.

Em contrapartida, há uma amiga de verdade. Trata-se de Verônica (Juhlia Ficer), mas que, por não ser popular, não é companhia frequente de Mirela. Aluna brilhante, responsável, sensata, verdadeira e corajosa, Verônica sabe quem é e o que quer e, por isso, não tem medo de dizer a verdade, não abre mão de seus valores para agradar ninguém nem se intimida com a opinião dos outros.

Então, enquanto as amigas populares de Mirela promovem a sua vida de aparência e a preocupação com a opinião alheia, falando o que é agradável para a protagonista, com conselhos e elogios que só fazem a vida dela ficar mais complicada, Verônica a motiva a buscar as coisas verdadeiras e a resolver seus problemas e defeitos – e, para isso, ela está disposta a dizer palavras difíceis de ouvir, mas com o objetivo de ajudar Mirela a solucionar seus conflitos.

Cuidado com as “falsianes”
Em entrevista à Folha Universal, a autora da série, Stephanie Ribeiro, conta que com estes personagens a trama quer ensinar o que é amizade verdadeira: “amiga de verdade é aquela pessoa que quer seu bem, que fala o que for preciso para ajudar você, ainda que seja alguma verdade que doa. Ela pode confrontá-la várias vezes, mas sempre é para levar você para o caminho certo. Ela quer ver você realmente feliz”, diz, usando como exemplo o que Verônica fez por Mirela, sacrificando a possibilidade de ser namorada de Erick (Diego Kropotoff) porque sabia da situação entre ele e a influencer. Ela foi criticada e humilhada pelas populares por dizer a verdade para Mirela e abriu mão de muita coisa pensando no bem da amiga.

Stephanie também esclarece sua visão de amizade oposta à anterior: “amizades não verdadeiras são aquelas que estão do seu lado apenas por interesse, mas não se preocupam de verdade com você. Estas sempre a influenciam a fazer o que é errado, porque, no fundo, elas vão ganhar com isso. E, quando você as desagrada, elas ficam com raiva bem facilmente e não estão com você em todas as horas”.

Apesar de não ser superficial como suas amigas, a autora explica que, por causa da convivência, Mirela acaba agindo dessa forma, mesmo sem querer, mas que, futuramente, descobrirá o que suas “amigas” populares são capazes de fazer e perceberá que não vale a pena investir neste tipo de amizade. “É a velha história: ‘diga-me com quem andas e te direi quem és’. Você acaba se tornando e agindo como as pessoas com as quais convive. É preciso tomar cuidado com quem você traz para perto”, alerta Stephanie.

Assista à série Tagem de segunda a sexta-feira, com reprise dos melhores momentos aos sábados, a partir das 21h, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: Edu Moraes