FJU realiza ação contra o suicídio na cidade de Horizonte, no Ceará

Falar do Amor de Deus com uma pessoa que está sofrendo é essencial para afastar todo desejo negativo

Imagem de capa - FJU realiza ação contra o suicídio na cidade de Horizonte, no Ceará

No último dia 5 de janeiro, o grupo Força Jovem Universal (FJU), da cidade de Horizonte, no Estado do Ceará, esteve em uma das principais praças da cidade espalhando cartas com mensagens de amor e superação. A ação é uma das iniciativas do Projeto Help que visa despertar o valor à vida.

Em pouco tempo, diversas pessoas que passavam pelo local leram as mensagens e tiveram a oportunidade de desabafar com um dos voluntários do FJU que prestavam atendimento. Assim, através de uma mensagem de fé puderam sentir o imenso Amor de Deus invadir seu interior e afastar todo desejo negativo que os afligiam.

Jovens são principal alvo

Estudos mostram que no Brasil, ao contrário do que acontece no mundo, houve um aumento de suicídios. A taxa entre adolescentes que vivem nas grandes cidades brasileiras aumentou 24% entre 2006 e 2015, informa pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O estudo, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, indica que o suicídio é até três vezes maior entre jovens do sexo masculino.

Os sete pesquisadores da Unifesp utilizaram dados do SUS (Sistema Único de Saúde), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Coeficiente Gini (que mede desigualdade) para chegar às conclusões. Eles apontam a popularização da internet, as mudanças sociais no país e a falta de políticas públicas de combate ao suicídio como as principais razões para esse aumento.

Salvando vidas

A depressão é uma das principais causas e o fator de risco para o suicídio. Por isso, os voluntários do FJU acreditam que iniciar uma conversa e dialogar com as pessoas que estão sofrendo é essencial para salvar vidas.  Oferecer suporte espiritual e se mostrar à disposição são as melhores soluções.

Contudo, não é apenas a pessoa que abre seu coração que se beneficia. De acordo com estudos realizados, todos ganham. Ao ouvir os desabafos de uma pessoa, o ouvinte não está fazendo apenas uma boa ação, mas também tendo a oportunidade de aprender com ela. Por meio das vivências de terceiros é possível conhecer novas situações, reações, sentimentos, o que pode ser muito enriquecedor.

O grupo FJU está presente em todo o Brasil e em mais de 120 países, onde há uma Universal. Diariamente, os voluntários dedicam parte do seu tempo para alcançar jovens com depressão, desejo de suicídio e automutilação. Para saber mais, clique aqui, ou envie uma mensagem para o WhatsApp (11) 4200-0034.

imagem do author
Colaborador

Cesar Gonçalves / Fotos: cedidas