FJU Paraguai faz a graduação de mais de 70 atletas no jiu-jitsu

O grupo é reconhecido internacionalmente como uma academia e participa de diversas competições na América Latina. Saiba mais

Imagem de capa - FJU Paraguai faz a graduação de mais de 70 atletas no jiu-jitsu

No último domingo, 26 de janeiro, o grupo Força Jovem Universal (FJU) do Paraguai graduou mais de 70 atletas praticantes de jiu-jitsu. No país, mais de cem atletas já se formaram através desse trabalho da FJU, sendo que atualmente há aproximadamente 90 que praticam o esporte constantemente.

Conforme explica o Pastor Hugo da Silva Elblaus, responsável pelo grupo FJU em todos os países da América do Sul, com exceção do Brasil, esse trabalho teve início no Paraguai em 2011. Desde então, o grupo só tem crescido e hoje é reconhecido internacionalmente como uma academia. Também participa de diversas competições na América Latina.

“Iniciamos o trabalho com Jiu-jitsu no Paraguai, com o intuito de ser uma ferramenta de inclusão social. Um método de prevenção primária e secundária. Além do combate direto contra as drogas que realizamos através de palestras de conscientização em instituições e colégios”, descreve o Pastor Hugo.

Conscientização e desintoxicação

Em sua descrição, ressalta que na conscientização primária, os jovens são orientados a não provar as drogas. Já a prevenção secundária, é direcionada a jovens que já provaram, mas que não se tornaram viciados. Nesse caso, o foco é para que ele não siga provando e não se torne dependente. E por fim, o trabalho de combate é direcionado para aqueles que já se encontram no vício e precisam ser libertos.

“Dessa forma, utilizamos o esporte como ferramenta de desintoxicação e construção de novos ciclos de amizade. Com isso, devolvemos esses jovens a suas famílias, aos estudos e ao mercado de trabalho. A ideia é formar campeões no tatame, mas principalmente, campeões na vida. O nosso slogan é ‘Formando jovens de ouro, nascidos para vencer’”, salienta o Pastor.

Superação

Para chegar a este nível, foi preciso filiar a FJU em grandes federações a exemplo da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) e a Sport Jiu-Jitsu South American Federation (SJJSAF), entre outras.

Com isso, a academia FJU de jiu-jitsu se tornou um importante projeto social. Contudo, o mais importante, são as histórias de superação. Dentre os graduandos, há exemplos de atletas que outrora viviam nos vícios, mas com a ajuda desse trabalho tiveram suas vidas transformadas.

Para saber mais a respeito desse trabalho, acesse suas redes sociais no facebook e instagram. Ou se desejar fazer parte do grupo FJU, clique aqui e encontre o endereço de uma Igreja mais próxima de sua casa para se informar com o responsável da região.

imagem do author
Colaborador

Cesar Gonçalves / Fotos: cedidas