Fique longe das conversas fiadas

O que você tem falado, ouvido e até escrito nas redes sociais?

Imagem de capa - Fique longe das conversas fiadas

Você é daquelas mulheres que quando alguém se aproxima logo começa a tagarelar? Ou é do tipo que sempre está nas rodinhas querendo saber algo sobre outra pessoa ou alguma situação? Independentemente do assunto, você não consegue ficar calada quando alguém a chama para participar de uma conversa? Parece até que você foi mordida por um bichinho que a deixou com o sintoma de só falar, falar e falar, não é mesmo?

A princípio, isso pode soar engraçado, mas você já analisou que esse hábito tem lhe prejudicado e feito com que viva situações constrangedoras? Além disso, você pode até ter prejudicado terceiros por ter emitido uma opinião a respeito de algo ou de alguém que nem lhe pediu para dar um palpite.

A mulher que fala o que quer sem pensar tem grandes chances de lançar palavras torpes e inúteis. Agindo assim, ela lança fora aquilo que não edifica, como palavras negativas, duvidosas, maliciosas e pejorativas. Em algumas hipóteses, as outras pessoas a evitam e fogem dela porque é desagradável estar ao seu lado.

Saiba que tudo o que você fala está dentro do seu coração, como disse o Senhor Jesus: “Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.” (Mateus 12.34-35).

Dessa forma, o que há em abundância em seu coração é revelado no que você diz, nas suas postagens nas redes sociais e em tudo o que você expressa. Então, pense: qual tem sido a qualidade do tesouro que está em seu coração? Ele é bom ou mau? Estamos em um ano novinho pela frente e que tal, de agora em diante, se esforçar para falar apenas coisas boas e que edificam e não ficar perdendo tempo com conversas fiadas?

A colunista Núbia Siqueira, em uma postagem em seu blog, propôs uma espécie diferente de jejum para ajudar a eliminar essa má atitude: “tem uma modalidade de jejum muito oportuna para os nossos dias. Ela nos limpa, nos santifica e ainda evita que soframos uma série de aborrecimentos na vida. (…) É o jejum de conversa fiada”.

Ela reforçou que a pessoa que foge desse tipo de conversa cresce espiritualmente. “A Bíblia diz: ‘O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.’ (Provérbios 21.23). Então, podemos dizer que manter a boca fechada promove a paz na alma. Isso porque a pessoa que mantém a língua sob o controle do Espírito não vive metida em papo furado e, além disso, passa a ter mais tempo para olhar mais para si mesma” , explicou.

Núbia ainda destacou as vantagens na vida de quem pratica a Palavra de Deus: “portanto, não esqueçamos: quem pratica a Palavra de Deus desfruta de uma vultosa recompensa: vida mais calma, com menos problemas, mais proativa e com mais crescimento pessoal”.

E, como uma bússola que mostra o caminho a ser seguido, a Palavra de Deus revela o que deve ocupar nossos pensamentos e, consequentemente, nossas palavras: “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4.8).

Portanto, antes de dizer ou escrever algo nas redes sociais, se pergunte se esta atitude vai fazer bem a quem ouve ou lê. Vigie seus pensamentos e palavras e fuja dos papos inúteis, como está escrito em Efésios 4.29: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.”

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Getty Images