Ex-interno retorna com dignidade à Fundação Casa

Ele, que é resultado da ação do grupo Universal Socioeducativo, foi alcançado por este importante trabalho realizado nas unidades de todo Brasil. Saiba mais

Imagem de capa - Ex-interno retorna com dignidade à Fundação Casa

A legislação brasileira declara que os menores de dezoito anos são penalmente inimputáveis, ou seja, não podem ser culpados criminalmente. Assim, ficam sujeitos às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que determina a ressocialização destes através de medidas socioeducativas.

Essas normas previstas no ECA têm função repressiva e são aplicáveis para jovens de 12 a 18 anos que cometem ato infracional. As medidas previstas devem ser aplicadas pelo juiz. Ele, por sua vez, levará em consideração inúmeros aspectos. A gravidade do ato irá determinar desde uma simples advertência, até a internação em estabelecimentos específicos, a exemplo da Fundação Casa.

Vergonha

Assim aconteceu com Vinícius Zampol da Silva, hoje com 22 anos. Ele conta que começou a usar drogas aos 13 anos de idade, por conta de más amizades. Aos 14 anos, foi conduzido à Fundação Casa, após ser apreendido pelo ato infracional de assalto à mão armada.

“Naquele momento, senti uma espécie de medo e arrependimento. Porém, a ficha só caiu quando rasparam minha cabeça. Depois, quando vi minha mãe chorando, durante a primeira visita que me fez. Não conseguia olhar nos olhos dela. Senti vergonha de mim mesmo”, descreveu.

Resultado

O vazio na alma que Vinícius sentiu é comum a todos que passam por situação semelhante. Diante disso, a Universal – que já realiza há mais de 25 anos um importante trabalho social com jovens, por meio do Força Jovem Universal (FJU) também estendeu suas ações por intermédio do grupo Universal Socioeducativo (USE), para dentro das unidades de ressocialização de menores.

Hoje, já se faz presente em mais de 360 unidades socioeducativas, dentre as 476 existentes no Brasil.

Conforme explicou o Pastor Ronielson Alves de Souza, responsável pelo trabalho do grupo na região onde vive Vinícius (Sorocaba, interior paulista), essa parceria entre a Fundação e as atividades desenvolvidas pelo USE vem produzindo excelentes resultados.

“Além de levar a Palavra de Deus aos internos e seus familiares, também apoiamos diversas atividades esportivas e cursos, como cabeleireiro, design de sobrancelha, design gráfico, entre outros”, destacou o Pastor.

Gratidão

Foi assim que Vinícius teve seu primeiro contato com a fé que produz resultados. Conforme ele narra, quando saiu da Fundação, tentou mudar por algum momento. Porém, com a força do próprio braço não conseguiu.

Diante disso, lembrou-se das pregações ouvidas lá dentro da Fundação e decidiu procurar o grupo USE. Naquele instante, sentiu-se acolhido pelo pastor que lhe ouviu e o aconselhou, despertando sua fé. Com ela veio uma mudança.

“Abri meu próprio negócio, uma barbearia, que hoje vai muito bem. Grato por tudo que Deus fez por mim, nasceu um desejo de me lançar mais e fazer a diferença. Tornei-me um voluntário do grupo USE. Desde então, tenho retornado à mesma instituição onde um dia cumpri medida socioeducativa. Entretanto, desta vez, com dignidade: realizando cortes de cabelo dos internos. E mais importante do que isso, mostrando a força que eu recebi para mudar, a fim de que eles também tenham essa mesma chance”, concluiu Vinícius.

Você pode assistir, diariamente, às 18 horas, ao programa do grupo que vai ao ar pela página oficial no Facebook. Lá você também acompanha as novidades e ações realizadas pelo Brasil.

imagem do author
Colaborador

Cesar Gonçalves / Fotos: Cedidas