Entrelinhas: fé muda x fé que muda

Acompanhe abaixo a história de Betel e Walkiria, e entenda a razão de eles terem fracassado tanto, apesar de confessar uma fé em Deus

Imagem de capa - Entrelinhas: fé muda x fé que muda

O programa Entrelinhas, exibido no último domingo, 1º de dezembro, pelo Univer Vídeo, trouxe o testemunho do casal Walkiria e Betel Melo, que, mesmo sendo pessoas religiosas, a fé deles não produzia nenhum resultado: era uma fé muda.

Com apresentação do Bispo Renato Cardoso e do Bispo Edir Macedo, o programa destacou a diferença entre essa fé muda e a fé QUE muda.

De acordo com o Bispo Renato, a fé muda é a que não tem testemunho, a fé natural e religiosa, como a que o casal Betel e Walkiria viveu por muitos anos. Por outro lado, a fé que muda é a sobrenatural, a mesma que transformou a vida deles.

Mesmo frequentando uma denominação evangélica e tendo conhecimento da Palavra de Deus, Walkiria era uma mulher extremamente ciumenta e possessiva. Ela idolatrava o marido, a ponto de sufocá-lo.

As brigas eram constantes e não se limitavam apenas às agressões verbais, mas, também, físicas. Walkiria chegou ao extremo de engatilhar uma arma e apontar para a cabeça do marido, enquanto ele dormia.

“A gente ia para a nossa igreja, orava, jejuava, fazia campanhas pelo nosso casamento, assistia palestras, participava de vários cursos sobre casamento, mas nada adiantava”, recorda-se Betel.

Atitudes naturais não resolvem problemas

O Bispo Edir Macedo explica que se o problema é sobrenatural, a fé não pode ser natural.  “Orar apenas para que Deus mude o casamento é uma coisa natural. É aí que mora o perigo, pois as pessoas apelam para atitudes naturais, a fim de resolver um problema sobrenatural, porque o mal que atuava neles era sobrenatural. Então, a pessoa precisa partir para o sobrenatural e fazer algo que ela nunca fez. Essa é a fé que alcança Deus e que a Bíblia diz que é ‘loucura para os que se perdem’”, enfatizou.

“Eles eram pessoas que conheciam a Bíblia, pregavam na igreja, falavam de Deus, ajudavam as pessoas, mas aquilo ali não funcionava na vida deles, porque era levado de uma forma natural. Mas, a Palavra de Deus não é uma informação apenas. Ela nos convida a violentar a nossa fé. Ela violenta, muitas vezes, o que a gente acha e pensa, e nos chama a um desafio. Essa fé sobrenatural nos chama para prova”, destacou o Bispo Renato.

Traição

Betel relembra que, cansado de viver um casamento de aparências, ele aproveitou uma viagem que Walkiria fez para visitar a família e colocou outra mulher dentro de casa.

“Eu estava cansado, eu já estava pensando em me separar mesmo, pois, do jeito que estava, a gente ia acabar se matando. Qualquer coisa era melhor do que o nosso casamento. Então, quando ela voltou de viagem, eu falei: ‘arrumei outra mulher, vai embora!’”, contou.

Para Walkiria, esse episódio foi o seu fundo de poço. Ela não suportava a ideia de perder o marido, por isso, deixou de lado o preconceito e decidiu aceitar o convite de uma amiga para buscar ajuda na Universal.

Na ocasião, acontecia a Fogueira Santa de Israel e Walkiria não hesitou: resolveu se lançar. O resultado dessa atitude de fé foi a restauração do casamento dela.

“A fé é a voz de Deus dentro de nós, e quando Ele fala, não existe a mínima chance de dar errado. Uma palavra é suficiente para transformar a vida da pessoa. A voz do Senhor é poderosa, ela nos dá coragem para fazer o que a fé natural jamais vai fazer. Essa é a fé que salva”, ressaltou o Bispo Macedo.

Ele destacou ainda que quando a pessoa se disponibiliza a fazer um sacrifício, está saindo do plano natural e entrando no plano de Deus, que é o sobrenatural, onde a fé funciona, de fato e de verdade.

“O sacrifício foi o caminho que o próprio Deus escolheu para salvar a humanidade. Ele deu o Seu único Filho para salvar a humanidade. Deus Se sujeitou ao sacrifício para nos dar a chance de sermos salvos”, observou o Bispo Macedo.

Resultado

A partir daí, deu-se início uma nova fase na vida de Walkiria e Betel, que passou a viver um casamento de verdade, cercado de companheirismo, respeito e cumplicidade.

Contudo, a trajetória de fé de Walkiria e Betel estava apenas começando. Durante o percurso ambos ainda teriam muitos altos e baixos na fé, até, de fato, terem o encontro com Deus. Mas, eles se mantiveram firmes, lutando e perseverando.

A Fogueira Santa vem para nos desafiar, nos trazer para mais perto de Deus e nos fazer descobrir maravilhas, que ainda não aconteceram na nossa vida. “A Walkiria e o Betel tinham uma fé muda, mas, hoje, descobriram a fé QUE muda!”, ressaltou o Bispo Renato.

Contudo, o Bispo Macedo ressalta que Deus não quer, simplesmente, nos oferecer condições econômicas: “Ele quer fazer de cada um de nós a materialização da glória d’Ele. Porque a riqueza maior não está nas coisas perecíveis; não é a família. A riqueza maior é ter o Pai, o Filho e o Espírito Santo dentro de nós”.

Acesse Univer Vídeo e assista ao programa na íntegra para saber os detalhes dessa história de fé e superação.