Entrelinhas: a importância da igreja diante da crise do novo Coronavírus

Igrejas amanheceram de portas fechadas depois do decreto. Saiba com a Universal está agindo

Imagem de capa - Entrelinhas: a importância da igreja diante da crise do novo Coronavírus

Qual a importância das portas das igrejas abertas em um momento como o que temos passado nos últimos dias? Esse foi o tema do programa Entrelinhas exibido no domingo (22), com apresentação do Bispo Renato Cardoso e a presença dos Bispos Adilson Silva, Sergio Correa e Eduardo Bravo.

Diante do cenário que o Brasil enfrenta, de restrições sociais e determinações de isolamento, os templos religiosos da maior cidade do País amanheceram de portas fechadas nesse final de semana último. Um decreto do Tribunal de Justiça de São Paulo, que acatou um pedido do Ministério Público, multará líderes religiosos que convocarem eventos presenciais que provoquem aglomeração, com a justificativa de conter o avanço da doença no estado.

Em vários países do mundo como Suíça, Malta, França, Itália, Guiné-Bissau, Ucrânia, Romênia, Inglaterra entre outros, igrejas e templos permanecem abertos, mesmo sem a realização de cultos. Holanda, Suécia, Chipre, Bielorrússia, Armênia, Rússia e Hungria os cultos continuam acontecendo, mas com restrições no número de pessoas. O Ministério da Saúde do Brasil se posicionou a favor das portas abertas recebendo fiéis, evitando aglomeração.

Papel importante da igreja

Por mais que a transmissão dos cultos online seja viável e possível, além da programação pela TV e rádio continuarem, há uma falta de entendimento com respeito ao papel que a igreja cumpre e representa num cenário de calamidade pública como esse que estamos vivendo. Segundo o Bispo Renato Cardoso, a igreja ajuda a orientar, a educar e a comunicar o que está acontecendo. Ainda que as autoridades  prestem esse serviço, pode ser que não chegue a todos.

Nesse aspecto, o trabalho social das igrejas é muito importante, como comentou o Bispo Eduardo Bravo. Ele falou sobre como a igreja chega onde o poder público muitas vezes não alcança. Em comunidades onde o pastor é um líder que orienta de perto aquela população. A Universal tem mais de 30 projetos que, no momento, estão cancelados em prejuízo das pessoas que deles participam ou são beneficiadas.

Bispo Renato lembrou que um dos maiores problemas agora, por exemplo, é a falta de estoque nos bancos de sangue. A Universal, por meio de seus voluntários, sempre contribuiu com as doações. Essa semana, seria feita uma campanha especial de três dias. Mas, a ação teve que ser cancelada, porque as igrejas estão fechadas.

Pronto-socorro espiritual

Outro ponto essencial é que as pessoas procuram pela igreja por uma ajuda espiritual. O Bispo Adilson Silva falou sobre a importância da igreja lidar com as pessoas diariamente, muitas delas com problemas e dificuldades, e como elas podem ficar em condições piores diante do que estão vivendo, caso não recebam um apoio espiritual.

O que corrobora o Bispo Sergio Correa quando afirma que a necessidade espiritual nesses dias é muito grande. As pessoas estão indo para a porta das igrejas. Algumas que estavam afastadas, e voltaram para a casa de Deus nesse momento, mas encontraram as portas fechadas, estão implorando para serem batizadas nas águas.

Assim como aconteceu com a jovem Pamela e tantas outras pessoas que estão sendo batizadas na porta das igrejas com um copo de água. Exemplos que você pode conferir assistindo ao programa na íntegra (vídeo abaixo) e que comprova que a fé não se limita às paredes físicas.

O direito de exercitar a fé tem que ser garantido

Também, nesse final de semana, milhares de lares se transformaram em igrejas, com as pessoas assistindo às reuniões e a programação pela TV ou online. Ainda no programa, você pode conferir o depoimento do casal Marcos Santos e Thafnes, do Macapá, sobre a fé deles em não desamparar a casa de Deus e ainda ajudar as pessoas que estão mais precisando de atendimento nesse momento.

Acompanhe na íntegra o programa Entrelinhas no vídeo abaixo:

Para entender melhor

Você quer entender melhor o livro bíblico Apocalipse e sobre o que está acontecendo nos dias atuais, como essa nova pandemia? O livro recém-lançado do Bispo Renato Cardoso, “A Terra Vai Pegar Fogo – Você Vai Estar Aqui Para o Apocalipse” mostra com base científica, com estudos e com fatos da atualidade como essas profecias se encaixam e acontecem nos dias de hoje. Acesse o site  arcacenter.com.br e adquira o seu exemplar.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução