Entenda as mudanças nas Eleições Municipais de 2020

O TSE ampliou o horário de votação em uma hora. Além disso, alterou as datas do primeiro e do segundo turno

Imagem de capa - Entenda as mudanças nas Eleições Municipais de 2020

A organização das eleições municipais deste ano também teve adaptações por causa do cenário de pandemia no Brasil. O horário de votação, por exemplo, foi ampliado em uma hora para evitar aglomerações. Neste ano, as seções eleitorais estarão aptas a receber os eleitores das 7 às 17 horas, considerando o horário local. “Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência”, afirmou o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Seguindo a orientação de uma consultoria sanitária formada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e hospitais de referência no País, o ministro também afirmou que haverá horário de votação preferencial das 7 às 10 horas para eleitores com mais de 60 anos, que são considerados grupo de risco para a Covid-19.

Para evitar o contágio da doença também foi suspensa a identificação biométrica, feita por meio da impressão digital do eleitor. Os eleitores que já possuem o cadastramento biométrico podem se identificar por meio do aplicativo e-Título e os demais precisam apresentar um documento oficial com foto, como o RG ou a carteira de habilitação (CNH).

Segundo o Plano de Segurança Sanitária elaborado para as eleições, os mesários receberão máscara, protetor facial e álcool em gel para higienização individual. Todas as seções terão álcool à disposição do eleitor e ele deverá usar máscara obrigatoriamente.

Para agilizar o processo de votação e evitar aglomeração no dia do pleito, é recomendado que os eleitores já levem anotados os números dos candidatos em que vão votar. A orientação é que se mantenha um metro de distância de outras pessoas e que cada um leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Caso o eleitor não a leve, o mesário será responsável por higienizar a caneta de uso comum com álcool depois que cada eleitor utilizá-la.

Data alterada
Outra alteração anunciada pelo TSE e divulgada pela Folha Universal recentemente foi a mudança na data da votação. O primeiro e o segundo turno das eleições, que estavam previstos para os dias 4 e 25 de outubro, respectivamente, agora acontecerão nos dias 15 e 29 de novembro. O adiamento foi uma das iniciativas propostas pelo TSE para evitar a propagação do novo coronavírus.

Período Eleitoral
Outra mudança foi a alteração na data do início da propaganda eleitoral, que está permitida a partir de hoje, 27 de setembro, no rádio, na TV e na internet.

Voto Consciente
Nas eleições de 2020 serão eleitos prefeitos e vereadores para 5.570 municípios brasileiros. E a pergunta que fica é: de quem é o poder de decisão? De cada eleitor.

O que for decidido nas urnas vai interferir na vida dos cidadãos de cada município pelos próximos quatro anos. Por isso, não deixe de expressar a sua opinião por meio do voto. Não desperdice essa oportunidade: defina seus candidatos com consciência, pesquise e escolha os políticos que têm valores e ideais semelhantes aos seus.

Lembre-se de verificar a respeito do partido e das coligações, pois esses detalhes também terão influência na política do País.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Foto: Getty images