Eleições 2022: pautas essenciais para o Brasil

Eleger um representante político é dar a ele o apoio quanto a decisões que vão afetar toda a sociedade. Então, é preciso verificar as propostas e ideais dele

Imagem de capa - Eleições 2022: pautas essenciais para o Brasil

O que uma pessoa precisa para viver bem? De modo geral é possível citar educação de qualidade, saúde, emprego, segurança e liberdade para expressar sua opinião, entre outros fatores. Poucas pessoas afirmam que precisam da política, mas a verdade é que tudo que promove melhor qualidade de vida à população depende dela.

A palavra política vem do grego politikos e, entre seus significados, estão a “arte ou ciência de governar” e “arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados”. A política está em todos os lugares, inclusive dentro de casa, afinal é preciso organização, direção e administração para manter o bom convívio.

Em termos de sociedade, os eleitos pelo povo são responsáveis por sugerir leis e aprovar medidas que farão bem às pessoas e também são encarregados de impedir que regras prejudiciais sejam impostas. Quando uma pessoa é eleita, ela tem o poder de interferir no andamento da sociedade de acordo com seu próprio entendimento de “bom” ou “ruim”. Daí a importância de analisar bem o perfil e as ideologias defendidas pelo candidato antes de dar o voto a ele. Afinal, o voto é uma espécie de procuração que permitirá a alguém agir em seu nome.

O Bispo Alessandro Paschoall, responsável pelo Grupo Arimateia, que leva conscientização política à população, afirma que “a política está diretamente ligada à vida de cada cidadão. O salário-mínimo, por exemplo, é definido pela política, bem como o que as crianças aprendem na escola e o preço dos alimentos e de outros itens essenciais. Vimos recentemente essa questão na prática com a lei que fixou o teto do ICMS, que levou à queda no preço dos combustíveis. Gostando ou não de política, ela interfere na nossa vida e, por isso, devemos participar para escolher pessoas que tenham os mesmos valores e ideais que os nossos”. atenção a essas pautas

Inúmeros assuntos precisam ser analisados com atenção pelos eleitores, mas, entre eles há prioridades:

É preciso verificar os planos de cada candidato para essa área porque ela influencia na construção da sociedade do futuro. A escola deve ser vista como um local seguro, onde as crianças e adolescentes aprendem, se desenvolvem como cidadãos e se preparam para a vida adulta.

É necessário entender que, além de oferecer benefícios, os parlamentares precisam apresentar propostas para que a economia brasileira cresça. E isso passa, entre outros aspectos, por corte de impostos, uma possível reforma tributária e incentivo ao empreendedorismo e à empregabilidade e por estratégias para superar a falta de insumos e materiais em razão da crise de abastecimento global. Benefícios são bons, mas estimular o crescimento econômico do país por meio do emprego e da abertura de empresas é ainda mais eficiente.

Essa é uma pauta capaz de definir as eleições deste ano. Isso porque, enquanto conservadores lutam para manter a instituição intacta, como descrito na Palavra de Deus, alguns que se dizem “progressistas” buscam desmoralizar a família. “Devemos observar quais projetos cada candidato tem para a família e para os cristãos. Vemos muitos projetos progressistas avançando nas Casas Legislativas e, por isso, precisamos de representantes cristãos”, diz o Bispo.

Enquanto o brasileiro sofre com a violência no dia a dia, há parlamentares que propõem uma espécie de “permissão” para o crime, relacionando-o ao valor material envolvido ou à “necessidade” que o réu teve de praticar o crime. Na verdade, “afrouxar” a lei não trará benefícios. A solução passa pelo investimento em educação, empregabilidade e, a quem cometeu crimes, à justa punição, e, acima de tudo, o combate severo à impunidade.

Muitos candidatos afirmam que defendem a liberdade religiosa, mas a pandemia mostrou que nem todos agem de acordo com isso. No momento em que igrejas auxiliavam materialmente e espiritualmente o povo, parlamentares e chefes de Executivo defenderam o fechamento delas, o que impossibilitou as pessoas de exercerem sua fé livremente. Outros projetos também atacam a fé da população, inclusive a fé cristã, mas não fazem isso explicitamente. Por isso, o eleitor precisa prestar atenção não apenas ao que o candidato fala, mas também em como ele age e em seus valores.

A Importância dos ideais
Essas são algumas pautas às quais o cristão deve ficar atento, mas outras são importantes e devem ganhar destaque nas campanhas eleitorais, como saúde, combate à corrupção e liberdade de expressão.

Neste ano, os olhos da maioria da população estão voltados a quem será o próximo presidente. Essa definição é de extrema importância, pois impacta desde decisões econômicas até quais serão os próximos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a autoridade máxima do Poder Judiciário brasileiro. Mas não se deve desvalorizar a eleição para o Legislativo. Deputados e senadores são responsáveis por criar, aprovar e vetar leis e, inclusive, podem reverter uma decisão presidencial. Cada eleito governará seguindo o que acredita. Assim, é preciso pesquisar a fundo cada candidato para fazer valer o seu voto. “A urna é o lugar onde pobres, ricos, estudiosos e leigos têm o mesmo poder de escolha. O voto é um poder grande demais para ser entregue a qualquer candidato.

Então, é fundamental fazer uma boa escolha”, destaca o Bispo.

Infelizmente, há quem veja o período eleitoral como uma oportunidade de ganhar algo de um candidato e venda seu voto. Esses até acham que foram beneficiados, mas colherão as consequências da má escolha no futuro. “Candidatos mau-caráter costumam se aproveitar da necessidade das pessoas. Eles prometem cestas básicas, asfaltar ruas e até mesmo valores para comprar votos. Se o candidato já mostra que é corrupto agora, imagine quando for eleito. Esse tipo de benefício resolve a situação por alguns dias, mas o voto trará consequências por até mais do que quatro anos”, diz o Bispo. Neste ano, seja sábio, pesquise e não se venda. A mudança começa com você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: getty images